Governo lança programa de investimentos e anuncia R$ 513 milhões para a Seduce

‘Goiás na frente’ foi lançado nesta quinta-feira, 30/3, e contou com a presença da secretária Raquel Teixeira

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou na manhã desta quinta-feira, 30/3, do lançamento do programa ‘Goiás na Frente’, encabeçado pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. O programa vai injetar R$ 9 bilhões em investimentos no Estado, sendo R$ 513 milhões nas áreas da educação, cultura e esporte.

Entre as ações possibilitadas com os investimentos estão construções de mais de 30 escolas padrão século 21, quadras de esportes e centros culturais em diversos municípios goianos; reformas de escolas; aquisição de equipamentos como ar-condicionado e carteiras; repasses direto para os conselhos das escolas; conclusão da biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer; pagamento de convênios com várias prefeituras, entre outras.

Para a secretária, esse trabalho é uma grande conquista para alunos, atletas e artistas, que terão mais condições de desenvolvimento. “Assistimos hoje ao evento mais importante da política brasileira. Goiás é o primeiro Estado que lança um programa de investimentos para os anos de 2017 e 2018, mostrando as fontes de recursos de cada centavo que será aplicado. Enquanto o Brasil se debate em crises e retrocessos, Goiás sai na frente avançando, inovando e colocando a tecnologia e inovação a serviço das pessoas”, ressaltou Raquel Teixeira.

Em discurso, o governador Marconi Perillo afirmou que foram dois anos de austeridade e cortes para, agora, dar um novo passo no desenvolvimento de Goiás. “Isso é fruto de horas e dias corrigindo, aperfeiçoando, melhorando esse programa. Cuidei pessoalmente de cada detalhe desse plano. Goiás é o primeiro Estado depois da maior crise da história a apresentar um robustíssimo plano de investimento”, disse.

O governador foi enfático ao dizer que o dinheiro já está em caixa e por isso quer que os prefeitos e as secretarias acelerem as ordens de serviço. “Quem fizer primeiro vai receber primeiro, porque o dinheiro está guardado. Tudo foi organizado a tempo e na hora. As chuvas já estão acabando, então é hora de ligar a máquina e pisar no acelerador”, reforçou ao lembrar que a prioridade é terminar as obras que já haviam sido iniciadas.

Ao final do discurso, Marconi Perillo citou várias mensagens de grandes pensadores e autoridades, entre eles o ex-presidente dos EUA, Barack Obama. “Os dias prósperos não vêm por acaso. A mudança não virá se esperarmos por uma outra pessoa ou por outro momento. Somos a mudança que procuramos. Ao cuidar do presente asseguramos um futuro promissor para Goiás”, finalizou Marconi Perillo.

Programa

Ao todo, serão mais de R$ 9 bilhões, oriundos do Tesouro Estadual, da venda da Celg Distribuição para o grupo italiano Enel Brasil e da iniciativa privada, injetados em todos os 246 municípios goianos. Além dos investimentos na Seduce, o programa vai permitir aplicações na infraestrutura, saúde, habitação e segurança pública, concretizando uma nova jornada para a melhoria da qualidade de vida dos goianos.

Dos R$ 9 bilhões, R$ 500 milhões vão para os prefeitos, divididos da seguinte forma: R$250 milhões em 2017 e R$250 milhões em 2018, sendo meio bilhão somente para atender as demandas específicas de cada um dos municípios. A aplicação e liberação da verba independe da legenda partidária, mas está condicionada à apresentação de projetos e certidões disponibilizadas pelos prefeitos.

O programa Goiás na Frente é uma resposta direta e imediata às centenas de audiências concedidas pelo governador Marconi Perillo, aos prefeitos goianos, ocasião em que foram levantadas as principais demandas de cada cidade.

Repercussão

O programa ousado foi destaque no jornal Correio Braziliense, que pontuou a característica inovadora de Goiás reverter importantes recursos em plena crise econômica, e na coluna Radar On-Line, da Revista Veja, que também abordou a iniciativa de Marconi Perillo.

Presenças

O evento foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e contou com as presenças do ministro das cidades, Bruno Araújo, do presidente da Enel, Carlo Zorzoli, do deputado federal Jovair Arantes, do senador Wilder Moares, do presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, do presidente do grupo Novo Mundo, Carlos Luciano Ribeiro, do representante da Codora Energia, Henrique Penna, e diversos outros.

Goiânia, 30 de março de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce