Encontro Literário premia estudantes da rede estadual

Em Iporá, o I Encontro Literário do Oeste Goiano reuniu, desde a quinta-feira, até o sábado, estudantes, professores, escritores e dezenas de outras pessoas da região. Um concurso de redação, palestras, oficinas literárias e uma feira de livros fizeram parte do programa que culminou com a entrega de prêmios e a festa de encerramento, no sábado, na principal casa de eventos da cidade.

O escritor mineiro Luiz Ruffato, que já conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, como o Jabuti, o Machado de Assis (ambos por duas vezes), o Casa das Américas e o Hermann Hesse, na Alemanha, foi um dos grandes convidados do encontro. Com obras publicadas em mais de dez países, Ruffato falou sobre “Literatura, Representação Simbólica e Formação da Identidade”. Outro convidado, já para a abertura, foi o jornalista, cartunista e escritor Edson Aran, de São Paulo, que fez palestra sobre “O papel da literatura na história universal”.

O evento, promovido pelo site Oeste Goiano, com recursos do Fundo Estadual de Arte e Cultura, teve entre os palestrantes os escritores Aidenor Aires, Edival Lourenço e Ademir Luiz. Participaram também o arquiteto e professor Gesley Macedo Xavier e os escritores Carlos William Leite (vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura), Lázaro Faleiros e Cairo Castro (estes colaboradores na organização).

Coordenado pelo diretor do Oeste Goiano e também escritor, Valdeci Marques (autor de O Romeiro), o evento teve ainda a participação do poeta Mauro Leslie, da professora Dorcelina Cândido, Sebastião Brito, Ironita Mota, Fabiana Cristina e Orozino Rocha. Entre os que já possuem obras publicadas e participaram da feira estão Gacy Simas, Gelsínio de Assis, Cristiano Deveras, Inez Caroliny, Eunice Pedra, David Rocha, Ana Maria, Otávio Marques, Alex Almeida, Daniel Alves, Pedro Ivo, Luciane Melo e Ronald Lins. Professores de vários municípios e autoridades da área, como a subsecretária regional de educação, Fátima Maria de Jesus, e o secretário municipal da pasta, de Iporá, João de Almeida, também compareceram.

O primeiro lugar no concurso de redação foi conquistado por Rafaella Thuany da Silva, aluna do CEPI Osório Raimundo de Lima, uma das escolas estaduais de tempo integral. Ela recebeu o prêmio de R$ 2. 500,00. Outros premiados, na sequência, foram os estudantes Vinícius Correia de Figueiredo Costa, Kamila Rodrigues dos Santos, Lavínia Freire Aguiar e Gustavo Fernandes Aguiar, todos de escolas públicas do Estado. Após receberem os prêmios em dinheiro, no total de R$ 10 mil, os alunos participaram da festa de confraternização, com show do cantor Antônio Goyará, (Goelde).

Foto: Lizi Dalenogari