Ciclo de palestras aborda questões de gênero, inclusão e violência contra a mulher

Palestras integram a programação especial da Seduce em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Dentro da programação especial preparada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a jornalista Lili Moreira proferiu, nesta quinta-feira, 23/03, uma palestra com o tema “Inclusão da Mulher e Questões do Gênero”.

O evento, promovido pela Equipe de Prevenção Biopsicossocial (Eprebi) da Seduce, foi realizado no auditório do Condomínio das Superintendências, no Setor Vila Nova, em Goiânia. A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, em viagem a Brasília, foi representada pela superintendente de Programas Educacionais Especiais, Solange Andrade.

Durante a palestra, a jornalista Lili relatou histórias de sua vida e levou o público a refletir sobre a importância do amor e da manifestação deste sentimento na vida de cada um. Destacou ainda que em um tempo marcado por muita exposição nas redes sociais e rápidos avanços tecnológicos, as pessoas perderam a naturalidade nas relações pessoais e estão se esquecendo de expressar o amor. “Essa exposição alicerçou a cultura da imagem e criou modelos de belezas e de comportamento a serem seguidos, aumentando a discriminação e a distância entre as pessoas”, disse a jornalista.

O ciclo de palestras continua nesta sexta-feira, 24/3, no mesmo local, quando serão abordados os temas “Empoderamento Feminino no Âmbito Social e Profissional”, com a terapeuta e coach Adriana Mantana e “Violência Contra a Mulher e Assédio”, com a vereadora Cristina Lopes. A programação inclui também a participação especial do Coral da Seduce.

Saúde e vida

Na abertura do evento, a superintendente Solange Andrade agradeceu a presença de todos e lembrou que a rede estadual de ensino é formada, hoje, por mais de 31 mil profissionais mulheres. Ela também ressaltou a importância do trabalho que a Eprebi vem realizando para garantir melhorias na qualidade de vida e de saúde dos servidores da Seduce.

Antes da palestra, o professor Azézio Barreto Sobrinho, da Subsecretaria Metropolitana, declamou duas poesias em homenagem às mulheres: Aviso da Lua que Menstrua, de Elisa Lucinda, e Dom da Amizade, de autoria desconhecida. Além de dezenas de servidores da Seduce, também participaram do evento o coordenador da Eprebi, Rafael Vieira de Araújo, a representante do secretário de Governo Tayrone Di Martino, Rosana Faleiros, entre outros.

Prevenção

O ciclo de palestras foi coordenado pela Eprebi, vinculada à Superintendência de Programas Educacionais Especiais. A Eprebi é formada por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Biologia, História e Pedagogia.

Goiânia, 23 de março de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce