Caiado ressalta importância de um ambiente propício para a Educação durante abertura de obras em Aparecida de Goiânia

Governador reforçou o compromisso em promover a equidade entre estudantes nesta segunda-feira (7/6), durante cerimônia de assinatura de ordens de serviço e de entrega de cartões alimentação

Em uma manhã dedicada à entrega de benefícios às escolas jurisdicionadas à Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia, o governador Ronaldo Caiado assinou ordens de serviço para o início de obras em sete unidades escolares e fez a entrega simbólica de cartões alimentação à comunidade escolar. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (7/6), no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Michele do Prado Rodrigues, em Aparecida de Goiânia.

Ao todo, foram destinados R$ 1.763.028,30 para a cobertura de quadras esportivas no Colégio Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira; Colégio Estadual Jesus Conceição Leal; Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza; Colégio Estadual Alto Paraíso, Colégio Estadual Genoveva Rezende Carneiro e Colégio Estadual Jaci Abércio Viana. Além dessas unidades, também foi beneficiado o Cepi Santa Luzia, que recebeu R$190.000,02 para reforma geral, substituição do telhado e reparação elétrica.

Para a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes de Brito Farias, o repasse de recursos representa um marco para a Educação estadual da região. “Só em obras que estão acontecendo aqui na nossa regional nós temos, simultaneamente, mais de 20 obras. E temos obras que, hoje, vamos dar abertura. São quase R$2 milhões somente nessa abertura de obras aqui hoje! Isso nos alegra muito porque há uma qualidade, tanto para quem está trabalhando no ambiente escolar, quanto para quem está estudando”, afirmou.

A importância dessa qualidade para alunos e professores também foi destaque na fala do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que reforçou o compromisso do Governo estadual em criar ações para proporcionar um ambiente escolar de qualidade.

“Precisamos dar condições para que as crianças se sintam em um ambiente propício para poderem estudar”, destacou Caiado, ressaltando a parceria entre Estado e municípios. “Não é possível para uma criança chegar em uma escola com o banheiro todo quebrado, todo sujo. Não é possível uma criança estudar com uma sala de aula que não está climatizada, que não tem uma carteira apropriada, que não tem material escolar”.

Na oportunidade, o governador ainda elencou as medidas que têm sido tomadas no âmbito da Educação para que haja a melhoria dessas condições, incluindo aquelas destinadas ao bem estar dos estudantes. “As 530 mil crianças (matriculadas) na rede estadual terão, todas, seu uniforme, com sua mochila, seu tênis, seu material escolar”.

O sonho de uma vida

Para Conceição Aparecida dos Reis Ferreira, gestora do Colégio Estadual Alto Paraíso e uma das participantes do evento, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova quadra esportiva representa a realização de um sonho.

Responsável por gerir 801 alunos do Ensino Fundamental e Médio, a diretora relata que são mais de 30 anos esperando por um espaço adequado para a realização de práticas esportivas e atividades de lazer na unidade.

“Nossa escola é uma escola muito carente, existe há mais de 30 anos. Há 30 anos nossos alunos fazem atividade física na terra, no sol. Realizamos nossas reuniões, nossas festas comemorativas na terra, no chão. Essa quadra era um sonho para nós! Um sonho não só para mim como gestora, mas para todos os funcionários, para toda a comunidade escolar e principalmente para os alunos”, conta Conceição Aparecida.

Além da nova quadra, os alunos do Colégio Estadual Alto Paraíso encontrarão outras novidades quando for autorizada a retomada das aulas presenciais. “Na nossa escola está chegando uma quadra, uma cozinha está em construção e cinco salas de aula novas. Então, fechamos o sonho de uma escola que a gente almeja há muito tempo”, conclui a gestora.

Cartão alimentação

Além da assinatura das ordens de serviço, a cerimônia incluiu a entrega simbólica de cartões alimentação aos estudantes matriculados no Cepi Michele do Prado Rodrigues.

Distribuídos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os cartões alimentação consistem na destinação mensal de R$30,00 para aquisição de gêneros alimentícios. A previsão é que o benefício atenda a todos os 530 mil alunos da rede estadual de ensino até que sejam retomadas as aulas presenciais no Estado.

“Sei que é um pequeno valor, mas sei que é fundamental para que, até o início das aulas, as mães e o familiares tenham pelo menos esses R$30 como complemento na alimentação dos seus filhos”, afirmou Caiado em seu discurso. De acordo com ele, a intenção é garantir que os alunos, mesmo estudando em casa, tenham segurança alimentar e possam estar focados no processo de aprendizado.

Para Maycol Douglas de Oliveira Sena, estudante da 1ª série do Ensino Médio no Cepi Michele do Prado Rodrigues, a ajuda é bem-vinda. “Sei que isso vai ajudar bastante. Aquelas pessoas que estavam precisando vão ter agora uma saída, um auxílio para poderem dedicar à alimentação”.

Governador entregou cartões alimentação durante a cerimônia

Participantes

Estiveram presentes na cerimônia o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alencar; o secretário municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Divino Eterno; o prefeito do município de Gameleira, Wilson Tavares; a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho; gestores, professores e comunidade escolar.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)