OBMEP 2017 recebe inscrições até o dia 31 de março
- Detalhes
A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está com inscrições abertas e a participação deve ser assegurada pelas instituições de ensino, até o dia 31 de março, por meio do endereço eletrônico http://www.obmep.org.br. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e, a partir deste ano, também de particulares. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.
Em 2016, em meio a 17,8 milhões de inscritos em todo o país, 21 alunos da rede pública estadual de ensino de Goiás foram medalhistas, sendo 01 de ouro, 08 de prata e 12 de bronze e outros 309 receberam menção honrosa, totalizando 330 estudantes goianos premiados. A medalha de ouro foi conquistada por Thiago Lucas Faustino da Silva, do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG), Unidade Dionária Rocha, de Itumbiara.
A OBMEP, considerada a maior olimpíada estudantil do mundo, tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e será integrada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Neste ano, a competição será feita em duas fases, sendo que a primeira etapa será realizada no dia 6 de junho e, a segunda, em 16 de setembro.
As provas são divididas em três níveis, levando em consideração o currículo escolar.
Um aspecto que tem sido destacado na OBMEP é o reconhecimento do esforço dos alunos que, embora não alcancem medalhas, têm bom desempenho na competição. Em 2016, além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas.
De acordo com os organizadores da olimpíada, o reconhecimento traz grande estímulo aos participantes, melhorando o desempenho desses alunos nos anos seguintes. Na última edição, os mais de 17 milhões de estudantes que participaram da OBMEP representaram 47 mil escolas de 99,6% dos municípios brasileiros.
Goiânia, 13 de março de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce * com informações do Portal da OBMEP