Evento celebra mulheres com diversidade e ocupação dos espaços
- Detalhes
A Vila Cultural Cora Coralina e o Teatro Goiânia receberam uma grande celebração do Dia Internacional da Mulher essa semana, nos dias 7 e 8/03. O Mulheres por Mulheres, realizado pela Arte Brasil Projetos Socioculturais, ocupou os espaços com debates sobre assédio, atuação profissional na música e literatura, exposições, peças de teatro e shows. Foram dois dias de conversas, troca de saberes, relatos e diversas expressões do feminino. A participação em todas as atividades foi gratuita.
Na Vila Cultural, mulheres pioneiras em suas áreas musicais, como Maria Lucy Veiga Jardim Teixeira (Dona Fifia), da música clássica, e Olívia Maria Fortes, do sertanejo de raiz, compartilharam sua experiência com Bel Maia, da música popular. A roda de conversa teve histórias de superação e conciliação da vida profissional com a familiar, inspiração, competência e muito mais, divertindo e emocionando uma plateia participativa. Na parte da noite, as escritoras Larissa Mundim, Cássia Fernandes, Maria Clara Dunk, a poeta Pilar Bu, a designer Sophia Pinheiro e a produtora Celília Brito falaram sobre estratégias de empoderamento da mulher a partir da escrita, da leitura e da ocupação do ciberespaço.
Mais tarde, Bel Maia também se apresentou no palco de música, que reuniu diversas cantoras. A mexicana Xochitzin Venerable Flor (Patricia Ordaz) apresentou uma performance de música e teatro, falando da relação sagrada com a terra. A liberdade e a força feminina também foram celebradas na Dança Circular, onde mulheres de mãos dadas dançaram e cantaram expressando a força da rainha de si mesma.
O público da Vila ainda contou com a exposição Memórias do Feminino, da artista Cida Carneiro, oficinas de zine e meditação, espaço fuxico, feirinha de moda e gastronomia. O palco do Teatro Goiânia recebeu os espetáculos Aurora, da Cia Pés de Lata, e Cartas de Frida, do Grupo Contemporâneo de Dança.
Confira galeria de fotos: