Raquel Teixeira recebe secretários municipais de educação

Reunião discutiu medidas para fortalecer a educação infantil em Goiás

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, recebeu nesta quinta-feira, 23/2, os secretários de educação de nove municípios goianos. O objetivo do encontro foi discutir soluções para ampliar o atendimento nas creches e pré-escolas, que são de responsabilidade das prefeituras. A iniciativa da Seduce faz parte do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, desenvolvido pelo governo estadual.

Participaram do encontro os secretários municipais: Marcelo Ferreira da Costa (Goiânia); Alex de Araújo Martins (Anápolis); Deusimar Macedo Bezerra (Águas Lindas); Indiana Carneiro Machado (Luziânia); Miguel Rodrigues Ribeiro (Rio Verde); Rudilene Alves de Faria Nobre (Valparaíso); Maria da Guia Nobrega de Almeida (Novo Gama); Magda Maria Batista (Trindade) e a superintendente pedagógica, Selma Soares, que representou Rodrigo Gonzaga Caldas (Aparecida de Goiânia).

O trabalho desenvolvido pela secretária atende, além do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, a uma demanda do ministro da Educação, Mendonça Filho, de reduzir o déficit na Educação Infantil. Neste momento, a Seduce dará suporte aos municípios relacionados acima, e ainda ao de Formosa. “Esses dez municípios concentram 60% da insuficiência de vagas na creche e 65% da insuficiência de vagas na pré-escola. Se fizermos mudança substancial teremos alavancado muito a situação infantil em Goiás”, afirma Raquel Teixeira.

O secretário municipal de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa, avaliou que a reunião foi “muito produtiva”, e que a parceria da Seduce com os municípios deve gerar bons resultados. “Essas reuniões são muito profícuas porque, a partir delas, nós podemos encontrar soluções que sejam comuns aos municípios. O estabelecimento dessas redes de cooperação é muito importante para que nós possamos ter uma educação de qualidade no Brasil”, ressaltou Costa.

Raquel considera que a Seduce tem condição de colaborar com as redes municipais no apoio ao desenvolvimento de soluções para os principais gargalos que estas enfrentam. “A gente está tratando, de forma ampla, tanto dos aspectos de infraestrutura de custeio como administrativos e pedagógicos”, resumiu a secretária.

Goiânia, 23 de fevereiro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce