Em Brasília, Marconi e Raquel despacham projetos com ministros da Educação e da Cultura

O governador de Goiás, Marconi Perillo, e a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, cumpriram uma série de compromissos em Brasília nesta quinta-feira, 16/2. A principal pauta girou em torno de projetos nas áreas da Educação e da Cultura, tratados durante audiências com os respectivos ministros. Marconi e Raquel também participaram da sanção da lei do Novo Ensino Médio.

Pela manhã, o governador e a secretária visitaram o Ministério da Cultura onde foram recebidos pelo ministro Roberto Freire. No encontro, os goianos apresentaram o Circuito Cultural da Praça Cívica. Trata-se de um projeto de requalificação e restauração de sete edifícios localizados no entorno da praça, marco inicial da construção de Goiânia. Construído no estilo art déco, o conjunto é tombado como patrimônio arquitetônico.

Na audiência, o ministro Roberto Freire foi convidado para acompanhar a tradicional Procissão do Fogaréu, realizada durante a Semana Santa na cidade de Goiás, antiga capital do Estado. Este ano, a celebração da Semana Santa inicia no dia 9 de abril, Domingo de Ramos.

Ensino Médio

Ainda hoje, o presidente Michel Temer sancionou, durante evento no Palácio do Planalto, a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. De acordo com ele, a reforma do Ensino Médio representa uma “ousadia responsável e necessária para que o país possa crescer e prosperar”.

A nova lei recebe o apoio de Raquel. Para ela, a partir do momento em que o Brasil passa a ter uma base curricular diferente, os alunos ganham mais flexibilidade na escolha de disciplinas, que serão mais próximas, mais próprias para o interesse dele. “Estou confiante nesse passo histórico do nosso país”, opinou a secretária. Dentro do projeto também está a ampliação do número de escolas em tempo integral. Goiás iniciou o ano de 2017 com 43 unidades escolares dessa modalidade.

Educação em Goiás

Na parte da tarde, Marconi, Raquel e alguns prefeitos goianos foram recebidos pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. O encontro discutiu medidas para fortalecer o Ensino Público Infantil em Goiás, projeto que integra o Goiás Mais Competitivo. A intenção do governador é firmar parcerias e auxiliar os municípios na construção de creches e na redução do déficit de vagas destinadas às crianças.

"Existe déficit de vagas no Ensino Infantil, que é de responsabilidade das prefeituras, mas o Governo do Estado busca uma forma de auxiliar", justificou o governador durante a apresentação do projeto. Em resposta, Mendonça classificou como importante a iniciativa do Governo de Goiás. “A criança que tiver uma boa acolhida na infância, isso refletirá em sua vida educacional”, disse o ministro durante a audiência.

(Foto: Governo de Goiás)

Goiânia, 16 de fevereiro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce