Oferta de vagas em escolas de tempo integral é tema de reportagem
- Detalhes
O site institucional Goiás Agora destacou nesta sexta-feira, 10/02, a oferta de vagas nas escolas de rede estadual que vão adotar o ensino médio em tempo integral. O ano letivo de 2017 nessas unidades começa nesta segunda-feira, dia 13. A reportagem ressalta a construção de outras duas unidades escolares, que terão o tempo integral, em Luziânia e Valparaíso.
O texto, da jornalista Gabriela Louredo, reforça ainda que a mudança nas unidades foi possível após uma série de adequações físicas e o interesse da comunidade. Confira a reportagem na íntegra abaixo ou clique aqui:
Mais escolas públicas estaduais vão oferecer ensino médio em tempo integral
Gabriela Louredo
O ano letivo de 2017 começa nesta segunda-feira, dia 13, em 25 escolas da rede estadual localizadas em 16 municípios que passarão a ofertar o ensino médio em tempo integral. A novidade é graças à adesão do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduce), ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).
Essas unidades vão oferecer 9 horas e meia de aulas e atividades diárias aos estudantes. Dezenove delas eram de tempo parcial – quatro horas diárias – e farão a transição. As outras seis, que já funcionavam em tempo integral, vão aderir à iniciativa.
Entre as escolas está o Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, em Campinas (foto). O Estado receberá uma ajuda de custo do MEC, por quatro anos, para o aumento no número de vagas – o custo anual de cada aluno é estimado em R$ 2 mil.
O repasse às escolas será calculado anualmente e realizado em duas parcelas. Com esse acréscimo, Goiás contará, no total, com 42 escolas de ensino médio em tempo integral. A expectativa é de que o número de alunos atendidos, que hoje chega cerca de 5 mil, seja elevado para 11 mil.
Até o fim do ano, Goiás terá mais duas escolas em tempo integral no Padrão Século 21 que estão em construção, nos municípios de Luziânia e Valparaíso, na Região do Entorno do Distrito Federal. As unidades também vão aderir ao programa.
Adesão ao programa
De acordo com a superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduce), Márcia Antunes, a seleção das unidades que passariam pela mudança foi feita após visitas técnicas realizadas pelos engenheiros das Subsecretarias regionais in loco entre setembro e novembro de 2016, e obedeceram a critérios como condições para adequações físicas (ampliação dos refeitórios e adequações de laboratórios e bibliotecas, por exemplo), além do interesse da comunidade. Uma parte dos recursos foi transferida em dezembro, possibilitando melhorias na estrutura das escolas.
Para aderir, a Seduce apresentou uma proposta pedagógica em 2016. Márcia adianta que essas escolas já seguem os parâmetros estabelecidos pela Medida Provisória do governo federal, que institui a Reforma do Ensino Médio, a exemplo da flexibilização do currículo.
Na avaliação dela, haverá uma ampliação das oportunidades de aprendizagem dos alunos. “As escolas são pensadas de acordo com as características do século 21, têm um foco muito grande na preparação dos jovens para um mundo ativo e inovador e dá condições para que eles tenham uma projeção de futuro”, afirma Márcia.
Flexibilização do currículo
A superintendente explica que as disciplinas vão compor dois núcleos curriculares: o Comum, com o conteúdo obrigatório, e Diversificado que oferecerá disciplinas eletivas, além do protagonismo juvenil, projeto de vida, estudo orientado e pós-médio.
A intenção é promover um debate mais crítico para a formação desses jovens e preparação para o ingresso na faculdade. Os professores também terão uma mudança de status, transformando-se em tutores, orientadores pedagógicos do que Márcia chama de “projeto de vida”.
Um grupo de professores produz um leque de disciplinas livres nas mais diversas áreas – para que os estudantes possam fazer suas escolhas de acordo com interesses e vocações e aprofundar o conhecimento em linguagens, matemática, ciências da natureza, humanas ou ensino técnico. A ideia é que essa escolha leve em consideração a profissão que o aluno pretende seguir.
Matrículas
A superintendente diz que ainda há vagas disponíveis nessas unidades, mas não divulgou o número exato porque o cadastramento das instituições ao programa e a fase de transição ainda estão em curso. O período para matrícula informatizada já acabou. Por isso, ela aconselha que os estudantes interessados vão acompanhados dos pais pessoalmente até as escolas para conhecer a proposta de ensino e, em seguida, caso o interesse se confirme, façam a matrícula. Enquanto houver vaga, a matrícula poderá ser realizada. A procura é grande, a lista de espera chega a quase 200 alunos por unidade como em Jataí, Formosa e Morrinhos.
As escolas estão nos seguintes municípios: Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Ceres, Formosa, Itaberaí, Jataí, Jussara, Goiânia, Caldas Novas, Bela Vista, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Rianápolis, Rubiataba, e Guapó.
Escolas em construção: Luziânia e Valparaíso
Confira abaixo a relação das escolas, com endereços e telefones:
Anápolis – Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime, Av. Sebastião Pedro Junqueira, s/n.º, Qd. 17 – Setor Jundiaí Industrial (62) 3314- 2266
Aparecida de Goiânia - Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, Av. das Rosas, Qd. 03, s/n.º – Cruzeiro do Sul (62)3097-6884
Aparecida de Goiânia - Colégio Estadual Garavelo Park, Rua 43E esq. c/ 44E, Qd. 84 – Bairro Garavelo Park Residencial Park (62)3588-6459
Bela Vista de Goiás - Colégio Estadual Pedro Vieira Januário, Avenida Senador Pedro Ludovico Teixeira, n.º 725 – Centro (62)3551-1148
Caldas Novas - Colégio Estadual Caldas Novas, Rua Pedro Branco de Sousa, n.º 306 – Centro (64)3453-1540
Campos Belos - Colégio Estadual Polivalente Professora Antusa, Rua das Laranjeiras, s/n.º – Bairro Aeroporto (62)34513508
Ceres - Colégio Estadual João XXIII, Avenida Goiás, n.º 543 – Centro (62)3323-1909
Cristalina - Colégio Estadual Zulca de Paiva, Rua Carajás, s/n.º – Centro (61)3612-5801
Formosa - Colégio Estadual Prof. Sérgio Fayad Generoso, Av. Maestro João Luiz do Espírito Santo, s/n.º – Formosinha (61)3432-2140
Formosa - Colégio Estadual Hugo Lobo, Av. Valeriano de Castro, 704 – Centro (61)3631-9021
Goiânia - Colégio Estadual Cultura e Cooperativismo, Rua Leopoldino de Azevedo, Qd. 13, s/n.º – Cidade Jardim
Goiânia - Colégio Estadual Novo Horizonte, Alameda das Palmeiras, Qd. 51A, s/n.º – Setor Novo Horizonte (62)3289-3466
Goiânia - Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, Rua 1027, n.º 70 – Setor Pedro Ludovico
Goiânia - Colégio Estadual Profª Olga Mansur, Rua 243, n.º 10 – Vila Monticelli
Goiânia - Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, Avenida Minas Gerai, n.º 228 – Campinas
Guapó - Colégio Estadual Professora Liodósia S. Ramos, Rua Padre Vicente, s/n.º – Centro
Itaberaí - Colégio Estadual Honestino M. Guimarães, Rua 29 esq. c/ a Rua 22, s/n.º – Vila Leonor (62)3375-3123
Jataí - Colégio Estadual José Feliciano Ferreira, Rua Miranda de Carvalho, n. 1.406-Centro (64)3636-2119
Jataí - Colégio Estadual João Roberto Moreira, Rua JI, s/n.º Praça das Américas – Vila Paraíso 2 (64)3632-1015
Jussara - Colégio Estadual Dom Bosco, Rua Almirante Barroso, s/n.º esq. c/ Avenida Caculé – Bairro São Francisco (62)3373-1552
Porangatu - Colégio Estadual Waldemar Lopes Amaral de Brito, Rua Cinco de Março, n.º 50 – Centro (62)3362-4688
Posse - Colégio Estadual Argemiro Antônio de Araújo, Rua Robson Ricardo R. Barbosa, s./n.º – Centro (62)3481-2812
Quirinópolis - Colégio Estadual Independência, Avenida D. Pedro I, n.º 61 – Centro (64)3651-1253
Rianápolis - Colégio Estadual Gricon e Silva, Rua 12, s/n.º – Centro (62)3348-3229
Rubiataba - Colégio Estadual Raimundo Santana do Amaral, Avenida Caraíbas esq. c/ Jataí, n.º 225 – Centro (62)3325- 3143