Gestores educacionais do DF conhecem programa de tutoria da Seduce

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Equipe de 15 representantes da pasta buscaram conhecer modelo goiano para desenvolvimento de ferramenta destinada a aprimorar processo de ensino-aprendizagem

Uma comissão da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) esteve em Goiânia, na sexta-feira, 13/1, para conhecer o programa de tutoria implantado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Os gestores da pasta consideram que o programa de tutoria desenvolvido em Goiás tem alcançado bons resultados e pode contribuir para melhorar a qualidade do ensino no DF. O subsecretário de Educação Básica do Distrito Federal, Daniel Crepaldi, conta que o modelo a ser implantado no DF terá como base algumas ações já aplicadas em Goiás. "O que nós viemos buscar são novos horizontes de acompanhamento para mudar, por completo, a forma de monitorar e atender as necessidades da rede como um todo", destaca o subsecretário.

​O grupo de 15 gestores da SEE-DF, composto por profissionais que atuam desde a Educação Básica até o ensino profissionalizante, participou de uma apresentação na sede da Seduce, onde recebeu informações sobre todo o programa já existente nesta pasta. "Nós estamos felizes por nosso modelo do programa de tutoria estar despertando interesse de redes municipais da Região Nordeste e também da Secretaria de Educação do DF. Nós apresentamos nosso modelo de tutoria e também a Avaliação Dirigida Amostral (ADA)",  relatou o superintendente de Inteligência Pedagógica da Seduce, Marcelo Jerônimo.

Tutoria

O programa de tutor, implantado desde 2011, consiste em uma metodologia de formação complementar aos demais processos de desenvolvimento profissional dos professores. A tutoria é realizada no dia a dia da escola. Os tutores, que são professores da Seduce, têm a missão de dar apoio e feedback no cotidiano das unidades de ensino para que os demais professores tenham condições de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, focando em demandas pontuais, ou seja, destinadas a questões específicas de cada professor e turma.

 

Goiânia, 16 de janeiro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce