Goiás Mais Competitivo discute ações na Educação

Em reunião presidida pelo governador em exercício José Eliton, na tarde desta quinta-feira (12/1), a força-tarefa do Programa Goiás Mais Competitivo discutiu alternativas para combater dois dos principais problemas da educação no Estado: a falta de vagas em creches e pré-escolas e a qualidade do aprendizado.

O encontro ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira com a presença do secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira e representantes da Sefaz, Juceg, Sed e órgãos chaves para a execução dos desafios.

A força-tarefa discutiu formas de auxílio financeiro, estratégico e técnico para a ampliação da oferta de vagas e a elevação da qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública de ensino. Raquel Teixeira alertou que problemas no ensino infantil são relacionados ao desempenho insatisfatório de alunos nas etapas seguintes. A secretária ressaltou que “não vale mais qualquer educação” e que é necessário focar na melhoria do ensino oferecido.

Parceria

Mesmo definido por lei que a educação infantil é de responsabilidade dos municípios, o Estado começará, em fevereiro, a firmar a Aliança Municipal pela Competitividade. Esse documento propõe a colaboração do governo de Goiás com os municípios para a articulação de estratégias e ações que impactam positivamente nos índices educacionais e demais indicadores do Goiás Mais Competitivo.

Dados apresentados na reunião indicam que cerca de 50 municípios apresentam baixa oferta de vagas em creches e pré-escolas e fraco desempenho dos alunos da rede pública. Há municípios que não têm nenhuma vaga para essa faixa etária. Cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Luziânia e Senador Canedo apresentam as maiores carências na oferta de vagas.

Comunicação Setorial – Segplan

12 de janeiro de 2017​