Seduce capacita gestores em educação integral
- Detalhes
Preparação visa aprimorar proposta já implantada em unidades que oferecem ensino o dia todo e habilitar equipes para transição em escolas que passarão por aumento da carga horária
Diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e coordenadores administrativos de 42 unidades de ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) participaram nesta quinta-feira, 12/1, em Goiânia, de um encontro realizado pela pasta para aprimorar a proposta de funcionamento das escolas de tempo integral da rede.
Durante todo o dia, os 190 participantes receberam informações sobre o modelo de educação e tempo integral desenvolvido pela pasta. O trabalho desenvolvido pela Seduce tem a parceria dos institutos de Corresponsabilidade Pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande.
Dentre as 42 escolas de Ensino Médio que participam do programa, estão unidades que já são de tempo integral e outras 21 que estão em transição para o aumento da carga horária. O novo grupo que passará pela mudança tem apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC). A ação está relacionada à Medida Provisória 746/2016, que tem o objetivo de reformar esta faixa do ensino no Brasil.
Um grupo de seis escolas que já oferecia a carga horária expandida também receberá o apoio financeiro do MEC, totalizando 27 unidades que participam da transição para o novo modelo de Ensino Médio.
"Não é só o tempo que será acrescido. Nós trabalhamos a perspectiva de educação em tempo integral. Por isso nós trouxemos aqui os diretores e coordenadores, para que eles entendam melhor essa proposta em que todos os tempos e espaços são formativos", explica a superintendente de Ensino Fundamental e coordenadora das escolas de tempo integral da Seduce, Márcia Rocha de Souza Antunes.
Apoio
O ICE atuou na formulação do modelo de ensino em tempo integral implantado no estado de Pernambuco, que também alcançou avanços no aprendizado, assim como Goiás. A superintendente afirma que a participação do ICE e demais parceiros neste momento visa aprimorar o "conceito" de ensino em tempo integral desenvolvido pela Seduce.
Entre os dias 16 e 21 deste mês, alunos das 42 unidades participarão de um encontro em Goiânia para que eles conheçam melhor a proposta da Seduce. O objetivo também é que eles sejam capacitados a fazer o acolhimento dos alunos e pais no início do ano letivo, principalmente para as 21 escolas que não eram de tempo integral.
Democratização
Um dos conceitos empregados na educação de tempo integral é a corresponsabilidade. Isso significa que equipe pedagógica, alunos e pais participam do processo de gestão e responsabilização das decisões tomadas nas escolas.
A superintendente acrescenta que a Seduce já vem trabalhando o protagonismo e o desenvolvimento da autonomia dos jovens. "A proposta está centrada nesta perspectiva que o jovem tenha projeto de vida, visão de futuro e desenvolva a capacidade de escolhas para a sua vida", diz Márcia Antunes.
Goiânia, 12 de janeiro de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce