Seduc fortalece o desenvolvimento de competências socioemocionais na rede estadual de ensino

Detalhes

 

Para fortalecer o desenvolvimento de competências socioemocionais na rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a BRK Ambiental, vai realizar uma série de formações, de junho a novembro deste ano, com os tutores educacionais, assessores pedagógicos e mediadores de inclusão.

Como explicou o gerente de tutoria educacional da Seduc, Wolney Rodrigues, esses profissionais lotados nas Coordenações Regionais de Educação (CREs) são responsáveis por acompanhar pedagogicamente as escolas e, por isso, são estratégicos para a implantação dessas competências na sala de aula e no dia a dia da escola. “O professor já recebeu essas Lives”, afirmou o gerente, se referindo à primeira fase da formação, realizada no ano passado.

Educação integral e competências socioemocionais 

Para a Seduc e o Instituto Ayrton Senna, a Educação deve levar os estudantes a desenvolverem tanto competências cognitivas quanto competências socioemocionais, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma Educação integral envolve a formação completa da criança, do adolescente e do jovem nos âmbitos intelectual, físico, socioemocional e cultural.

 

Competências socioemocionais catalogadas pelo Instituto Ayrton Senna

 

Competências socieomocionais e competências gerais da BNCC, em esquema do Instituto Ayrton Senna

 

Programação de formações para 2021

De acordo com o gerente de Tutoria educacional da Seduc, serão realizados dois encontros online por mês, em junho, agosto, setembro, outubro e novembro. Cada mês irá abordar uma das quatro macrocompetências socioemocionais: autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura para o novo.

Em junho, está sendo trabalhada a competência de resiliência emocional, nos dias 1 e 2 de junho, e também no dia 22 do mesmo mês. Em agosto, para dar suporte ao possível retorno das aulas presenciais em regime híbrido, a formação será sobre autogestão.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 17 do Plano Estadual de Educação (PEE)

 

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