Período de solicitação de vaga para novos alunos termina nesta quinta
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Até a tarde desta quarta-feira, 4/1, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte já havia recebido quase 80 mil pedidos de ingresso à rede
O Período de solicitação de vaga para a Matrícula 2017 para novos alunos na rede pública estadual de ensino termina nesta quinta-feira, 5/1. O processo, que é todo informatizado, foi aberto no último dia 9 de dezembro.
Até a tarde desta quarta-feira, 4/1, já haviam sido feitas 79.811 solicitações de matrículas de acordo com os dados da Superintendência de Acompanhamento de Programas Institucionais (Sapi) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). O número está dentro das expectativas do titular da Sapi, Ralph Rangel, que acrescenta que o procedimento é simples. "O processo acontece dentro da normalidade, o sistema funcionou 24 horas por dia, sete dias por semana. A estrutura tem suportado bem a demanda e a solicitação não leva mais do que cinco minutos", diz o superintendente.
O serviço é destinado apenas para novos alunos, grupo que compreende: alunos oriundos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada); alunos de outros Estados; alunos que estão iniciando a vida escolar; alunos que deixaram de estudar; alunos que não renovaram matrícula na Rede Estadual. Os interessados devem fazer a solicitação de vagas, exclusivamente, por meio eletrônico, no endereço 'www.matricula.go.gov.br'.
Ao acessar o site 'www.matricula.go.gov.br' o aluno ou responsável precisa ter em mãos: nome completo do aluno; nome completo da mãe; nome completo do responsável; CPF do aluno ou responsável; data de nascimento; etapa, ano e turno desejados; três (3) opções de escolas; telefone para contato; e-mail; CEP e endereço do aluno. Após finalizar o cadastro, o usuário deverá guardar o Comprovante de Solicitação de Matrícula.
É necessário informar três opções de escolas para facilitar o processo de alocação do aluno.
Efetivação
No próximo dia 16 começa o Período de Confirmação e Efetivação das matrículas, que segue até 25 de janeiro. Nesse período, todos que fizeram a solicitação de vaga precisam consultar o endereço 'www.matricula.go.gov.br' para conferir a escola na qual o aluno foi alocado e, na sequência, procurar a unidade de ensino para a efetivação da matrícula.
Para a confirmação da matrícula é preciso apresentar: Certidão de Nascimento; comprovante de endereço; CPF e RG do responsável pelo aluno; histórico escolar. Os alunos que já estudaram anteriormente também devem apresentar: histórico escolar; ficha individual e/ou declaração de transferência.
Atendimento
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informa que todas as escolas e subsecretarias regionais da rede estão funcionando como pontos de atendimento presencial para os pais ou responsáveis que não possuem acesso à Internet.
As escolas conveniadas e militares não participam do processo de Matrícula Informatizada. Os interessados em ingressar nestas unidades devem procurar, diretamente, estas escolas.
Clique aqui para assistir o vídeo informativo.
Goiânia, 4 de janeiro de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce