Seduce premia atletas que se destacaram em 2016

O Dia Nacional do Atleta, celebrado na quarta-feira, 21/12, teve uma comemoração especial. Como forma de prestigiar os principais destaques goianos, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) promoveu a entrega do Prêmio Esporte GO. A noite de homenagens ocorreu no Country Clube e reuniu atletas, técnicos, proponentes, clubes e associações beneficiadas pelo Pró-Esporte, programa de incentivo do governo estadual.

Durante discurso, a secretária Raquel Teixeira lembrou que este ano o Pró-Esporte contemplou 307 projetos. O investimento superou a marca dos R$ 6 milhões. "Nesse Dia do Atleta estamos reverenciando e reconhecendo o talento de cada um de vocês. Todos representam muito bem nosso Estado. Temos orgulho de todo esse esforço e dedicação", disse ao firmar o compromisso de continuar criando condições favoráveis aos atletas goianos.

Valéria Rodrigues, que é atleta e terceiro sargento da Marinha, falou em nome de todos os colegas presentes. "Quero agradecer ao governador Marconi Perillo e à secretária Raquel Teixeira por manterem a Lei de Incentivo ao Esporte, mesmo nesse momento de crise, pois sei que muitos estados não oferecem esse tipo de benefício aos atletas. É muito importante para nós", disse.

O evento foi organizado pela Superintendência Executiva de Esporte e Lazer. Júnior Vieira, que está à frente da equipe, completou a fala de Valéria informando que o Pró-Esporte foi criado por Marconi no ano de 1999. "É um projeto inovador e que estamos aperfeiçoando a cada ano".

Prêmio

De acordo com o coordenador do Pró-Esporte, Lusimar Santos, foram obedecidos alguns critérios para selecionar os premiados, tais como o ranking das modalidades e a participação/colocação em competições. Empresas parcerias e federações também foram homenageadas.

Jane Karla, do tiro com arco, foi uma das contempladas com o troféu na noite de premiação. A atleta recentemente conquistou a liderança do ranking brasileiro paralímpico e também olímpico de sua modalidade. "O Pró-Esporte contribui muito com o meu alto desempenho. Depois de um ano tão cheio de competições, encerrar a temporada assim, ganhando esse reconhecimento, é uma felicidade enorme", agradeceu a atleta, que foi 5° lugar na Paralimpíada Rio 2016 do tiro com arco individual.

Confira os vencedores:

INDIVIDUAL

Categoria Escolar: Daniel Flávio Gomes (natação). Foi 1° lugar no Campeonato Goiano Escolar (50m e 100m costa), 2° lugar no Campeonato Brasileiro Escolar (50m livre, 50m e 100m Costa) e 3° lugar na Gymnasíade Escolar Mundial da Turquia (50m costa);

Categoria Paradesporto: Jane Karla Rodrigues (tiro com arco composto). Foi campeã do Campeonato Goiano Paralímpico e do Brasileiro Paralímpico e Olímpico. Conquistou o 5° lugar na Paralimpíada Rio 2016 e é a atual líder do ranking brasileiro paralímpico e olímpico composto;

Categoria Alto Rendimento: Raíza Goulão (mountain bike). É líder do ranking estadual e nacional da categoria e foi uma das representantes de Goiás na Rio 2016, ficando em 21° lugar;

POR  EQUIPES

Categoria Paradesporto: Associação Atlética Aparecidense (vôlei sentado). Teve quatro atletas convocadas para a Paralimpíada Rio 2016;

Categoria Alto Rendimento: Monte Cristo Esporte Clube (vôlei). Considerando os times de categoria de base e profissional, conquistou seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O time adulto garantiu vaga na Superliga B 2017 e foi campeão goiano;

TÉCNICOS

Categoria Paralímpico: José Antônio Guedes Dantas (vôlei sentado), do clube Adap. Comandou o time na Liga Nacional de Vôlei Sentado e foi técnico da seleção brasileira na Paralimpíada Rio 2016;

Categoria Olímpico: Edgar Guimarães (taekwondo).

Comunicação Setorial da Seduce