Vencedores do concurso de redação do Fica contam experiências vividas no RJ

concursoredacao

Estudantes de escolas estaduais da Cidade de Goiás, vencedores do concurso de redação "O que fica do Fica", desembarcaram na noite de quinta-feira, 15/12, no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, retornando do Rio de Janeiro. Durante três dias, a turma esteve na capital carioca para visitar vários pontos turísticos, em especial o "Museu do Amanhã". A viagem, com todas as despesas pagas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), foi o grande prêmio aos destaques do concurso de redação.

Ao desembarcarem, os alunos demonstraram alegria com a viagem. De acordo com o estudante Anderson de Araújo Santos, eles passaram por um conjunto de novas experiências e sensações. "Foi uma viagem pioneira, a primeira vez que saímos de nosso Estado, primeira viagem de avião. Tivemos oportunidade de conhecer tantas coisas diferentes, lugares maravilhosos e uma série de manifestações culturais e regionais que jamais imaginávamos que existia. Estamos deslumbrados", afirmou.

A primeira visita foi ao Museu do Amanhã, causando encantamento e surpresa com tantas coisas interessantes que, para eles, estimulam o pensamento, a reflexão e sonhos. "De fato esse lugar nos faz pensar no amanhã", contou Anderson. Além do Museu eles fizeram um passeio acompanhado de guia turístico para conhecer o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Urca, São Conrado, praias de Copacabana, Leblon, Flamengo e o Parque Nacional da Tijuca.

Para Marisete Caetano de Araújo Moraes, professora de Língua portuguesa do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Prof. Alcides Jubé, uma das responsáveis por acompanhar a viagem dos alunos, todos objetivos do concurso e da premiação foram alcançados com louvor. "Os que viajaram retornam mais estimulados com estudos e produção de texto. Os que não se classificaram já manifestaram que vão se empenhar para terem essa mesma oportunidade nos próximos anos. No final o que 'Fica' é o desenvolvimento dos alunos e da educação com essa grande iniciativa".

Representando a secretária Raquel Teixeira na chegada dos estudantes, a assessora Armênia Kolanejian, da Superintendência de Ensino Médio, parabenizou todos os premiados por aproveitarem esse momento de socialização e conhecimento com tanta dedicação, disciplina e alegria. Após a recepção eles seguiram viagem para Cidade de Goiás, onde moram.

O que "Fica"

A secretária Raquel Teixeira considerou o concurso um grande sucesso e a ideia é que ele seja realizado também nas próximas edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), com a possibilidade de se tornar uma ação permanente da Seduce.

A estudante Arianne Campos Souza agradeceu à Seduce e, em especial, à professora Raquel Teixeira pela oportunidade e disse que todo o processo da competição literária foi muito interessante. "Fizemos a redação inicialmente não pensando no prêmio, mas depois quando vimos o resultado da produção e ainda o reconhecimento por meio da premiação, percebemos que fizemos a coisa certa".

Todos foram unânimes em dizer que estão cheios de histórias para contar, que essa foi a melhor experiência de suas vidas. " Voltamos transformados, mais confiantes em nós mesmos e com mais vontade de estudar e realizar nossos sonhos", finalizou a aluna.