Cidade de Goiás comemora 15 anos de Patrimônio Mundial

cidade-goias Atividades serão realizadas de 15 a 18 de dezembro

Uma programação especial na cidade de Goiás comemora os 15 anos do reconhecimento do título de Patrimônio Mundial. As atividades, que incluem apresentações musicais, inaugurações de obras e rodas de conversa, começam na quinta-feira, 15/12, e vão até domingo, 18. Participam das festividades o ministro da Cultura, Roberto Freire, o governador de Goiás, Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, entre outras autoridades.

Para o superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul, a data tem um significado expressivo para o povo goiano e, por isso, merece ser celebrada. “Essa comemoração é importante porque Goiás é a única cidade no Estado que tem esse título de nível mundial, que premia a manutenção das tradições, cultura, natureza e arquitetura ao longo dos séculos”, comenta Chaul.

O superintendente também destaca que o Governo de Goiás tem feito um extenso trabalho, por meio de várias secretarias, para a manutenção e valorização da antiga capital do Estado, com obras de saneamento, iluminação e ações culturais. Uma delas é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que reúne cineastas e ambientalistas do mundo inteiro e este ano chegou a sua 18ª edição.

Programação

Na quinta-feira, 15, a programação começa às 6h30, com a alvorada da Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar, na Praça do Coreto, e a tradicional badalada dos sinos das igrejas. Mais tarde, às 18h, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz uma apresentação especial na Matriz de Sant’Ana.

Às 19h30 ocorre o descerramento da placa “Goiás, Patrimônio Mundial” na Praça do Coreto. Em seguida, a inauguração da obra de revitalização do Mercado Municipal de Goiás acompanhada da assinatura da ordem de serviço para aquisição do Kit Cultural do Mercado Municipal. Também haverá a assinatura do decreto de criação da Unidade de Conservação Municipal no Largo da Carioca.

A abertura oficial das festividades só ocorre às 21h, com a exposição “Dossiê Cidade de Goiás à Unesco”. O evento será no Palácio Conde dos Arcos. Todas as ações são promovidas pela Prefeitura Municipal e parceiros, como o Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico (Iphan) e o Governo de Goiás, por meio da Seduce.

Na sexta-feira, 16, Nasr Chaul participa da roda de memória Do Dossiê ao Título, com Marco Antônio Galvão, Salma Saddi e Cristina Portugal. Na ocasião, o superintendente de Cultura, que é historiador, conta como foi o processo de reconhecimento do título, da defesa em Paris (França) à entrega do título em Helsinque (Finlândia). Logo depois será lançado o tema do Fica 2017: 15 anos de Patrimônio Mundial, no Palácio Conde dos Arcos.

No sábado, às 17h, ocorre o I Festival de Sabores do Mercado Municipal de Goiás com direito a apresentação musical. Toda a programação do aniversário é gratuita e aberta ao público.

Confira a programação abaixo e prestigie:

capture-20161212-111536.jpg

capture-20161212-111711.jpg

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DE RECONHECIMENTO DO TÍTULO GOIÁS PATRIMÔNIO MUNDIAL

De 15 a 18/12/2016

Cidade de Goiás

Dia 15/12 (quinta-feira)

06h30 – Alvorada com a Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar

06h30 – Badaladas de Sinos das Igrejas

07h – Café da Manhã com a Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar

Local: Praça Dr. Tasso de Camargo - Coreto

18h – Apresentação da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás

Local: Matriz de Sant’Ana

19h30 – Descerramento da placa “Goiás Patrimônio Mundial”

Local: Praça Dr. Tasso de Camargo - Coreto

20:00 – Inauguração da obra de Revitalização do Mercado Municipal de Goiás

- Sabores de Goiás: Uma viagem pela gastronomia de Vila Boa.

Apresentações Culturais

Assinatura de Atos:

- Ordem de Serviço para Aquisição do Kit Cultural do Mercado Municipal

- Assinatura do Decreto de Criação da Unidade de Conservação Municipal no Largo  da Carioca

Local: Mercado Municipal de Goiás

21:00 - Abertura Oficial com Exposição “Dossiê Cidade de Goiás à UNESCO”

21:30- Coquetel

Local: Palácio Conde dos Arcos

Dia 16/12 (sexta-feira):

RODA DE MEMÓRIA

10: 00 - Homenagens à Susanna Sampaio, Paulo Bertran e Brasilete Ramos Caiado

- Vídeo do MIS