Seduce promove nova capacitação sobre programa Pró-Esporte
- Detalhes
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) promoveu nesta quarta-feira, 14/12, mais um curso de formação sobre o Programa Pró-Esporte. O curso sobre legislação esportiva é a terceira etapa de uma série de capacitações sobre o funcionamento do Programa Pró-esporte. Nas duas edições anteriores os temas foram Orientação para Confecção de Projetos e Prestação de Contas.
O curso foi ministrado pelo Prof. Paulo Henrique, presidente do Instituto Goiano de Direito Esportivo. O tema foi Teoria e Prática da Legislação Esportiva. Tópicos como: ordenamento jurídico-desportivo das entidades de administração do desporto e de prática desportiva; justiça desportiva e o projeto da lei geral sobre o desporto foram detalhados por Henrique.
O curso foi realizado no auditório da Superintendência Executiva de Esporte e Lazer da Seduce, situado no 3º andar da Ala Norte do Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Sem custos, a inscrição incluiu material didático e certificado para o público formado por gestores esportivos, servidores, captadores, proponentes, integrantes de clubes e associações esportivas envolvidas no programa, atletas e membros de federações esportivas, entre outros. Se inscreveram para o curso 102 pessoas.
O coordenador do Programa Pró-Esporte da Seduce, Lusimar Santos, lembrou que algumas federações não têm corpo jurídico e momentos como o desta terça-feira, 14/12, contribuem com o desenvolvimento destas instituições. “O curso veio mostrar para as federações a necessidade de elas terem estatutos vigentes em conformidade com a lei, de serem transparentes na gestão e prestarem contas do recebimento dos recursos públicos em todas as ações”, frisou.
Lusimar destacou ainda que o curso é uma forma de a Seduce apoiar as instituições para que estas tenham condições de pleitear o apoio da pasta para o desenvolvimento do esporte. “O Pró-Esporte, através do seu conselho, cumpriu com aquilo que demanda a lei, que é dar suporte aos proponentes por meio da orientação básica para a propositura ao programa”, ressaltou.
No próximo ano será realizado um novo ciclo de capacitações sobre o Pró-Esporte e além dos três temas deste ano, haverá uma formação sobre dopping.
Goiânia, 14 de dezembro de 2016.
Comunicação Setorial da Seduce