Em visita ao Colégio Benedito Brás, em Americano do Brasil, secretária destaca investimentos feitos pelo Governo de Goiás na Educação

Obra abandonada em 2018 foi retomada no final do ano passado e deve ser inaugurada em dezembro próximo

A partir do primeiro semestre de 2022, a população de Americano do Brasil já poderá contar com o novo prédio do Colégio Estadual Benedito Brás, no Centro da cidade. A boa notícia foi dada pela secretária Fátima Gavioli durante visita à unidade escolar nesta segunda-feira (17/5).

A secretária foi à cidade de Americano do Brasil participar da aula inaugural do projeto Alfabetização e Família, que contou com a presença da primeira-dama Gracinha Carvalho Caiado, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás e presidente de honra da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás).

Durante reunião com professores, gestores e servidores da rede estadual de ensino do município, a secretária de Educação falou sobre os preparativos para o retorno das aulas presenciais, sobre a vacinação dos professores e ainda sobre os investimentos que as unidades escolares receberam do Governo de Goiás nos últimos dois anos.

“Recursos que serviram para melhorar a estrutura física das escolas e torná-las mais bonitas, limpas e aconchegantes para receber de volta nossos alunos e professores”, destacou a secretária. Lembrando também que as verbas foram utilizadas pelos gestores educacionais para a compra de equipamentos e para a contratação de serviços diversos, incluindo manutenção.

Volta às aulas

Na conversa com os servidores, Fátima Gavioli ressaltou que a rede estadual de ensino de Goiás não pode seguir na contramão do país, onde a maioria dos Estados já retornou com as aulas presenciais ou onde esse processo já está bem avançado. “O momento exige que a gente aprenda a conviver com esse cenário e retome as nossas rotinas. Claro que seguindo todas as recomendações dos protocolos de biossegurança”, frisou.

A secretária lembrou que o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para o Enfrentamento da Covid-19 (COE) já autorizou a retomada das aulas presenciais em Goiás, com a observância de que as unidades escolares retornem com 30% de seus alunos em sala de aula.

Segundo ela, dentro desse processo de retomada das aulas, a partir de agosto, a Secretaria de Educação dará prioridade inicialmente aos alunos das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Imunização

Em relação à vacinação dos professores, Fátima Gavioli afirmou que o governador Ronaldo Caiado tem defendido constantemente a necessidade de incluir esses profissionais nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. “Apesar dos esforços do governador, essa é uma decisão que depende do Ministério da Saúde. E até o momento, não tivemos parecer favorável”, disse ela.

A secretária esclareceu ainda que se o professor for do grupo de risco e não estiver imunizado, ele não precisará voltar presencial, por agora. “Mas se ele não estiver incluído nesse grupo e a escola estiver ofertando todas as condições de segurança necessárias, aí sim, precisará retornar às salas de aula”, acrescentou.

Outro assunto abordado durante o encontro com os servidores foi a decisão do governador de garantir um acréscimo de R$ 100 nos salários dos professores em exercício do Magistério, já no pagamento do mês de maio. Esse dinheiro, conforme a secretária, é uma ajuda de custo para o pagamento dos serviços de internet usados durante as aulas virtuais.

Busca Ativa

Fátima Gavioli também pediu aos professores e gestores que, nesse momento, não economizem esforços no sentido de trazer os alunos de volta à escola, já que durante o período de aulas não presenciais, muitos deixaram de participar das atividades ou abandonaram os estudos. “A Busca Ativa é fundamental para revertermos essa situação. Cada um de vocês tem uma missão importante na vida desses estudantes, pois se eles desistirem dos estudos estarão comprometendo o futuro deles e de suas famílias”, frisou ela.

Sobre a conclusão das obras do Colégio Estadual Benedito Brás, a secretária de Educação prometeu retornar à cidade em dezembro para a inauguração do novo prédio. Ela afirmou também que o reinício das obras contribui positivamente para a economia do município, já que está gerando emprego e renda para a população local.

Durante a aula inaugural, o prefeito de Americano do Brasil, Moretzon da Silva Borges, fez questão de ressaltar os benefícios que o Governo de Goiás tem levado até seu município nos últimos dois anos. Um deles, segundo ele, é a conclusão das obras do C. E. Benedito Brás, um sonho aguardado desde 2014 por ele e pela comunidade.

Benedito Brás

O C. E. Benedito Brás é mais uma das muitas obras paralisadas na rede estadual de ensino por falta de pagamento por parte da gestão passada. As obras na unidade escolar começaram em maio de 2014 e foram abandonadas quatro anos depois, com apenas 45% do projeto executado.

A construção foi retomada pelo atual governo em novembro de 2020 e tem previsão de entrega para dezembro de 2021. O investimento para a conclusão da obra será de R$ 1.823.789,55.

O prédio é de laje plana e contará com bloco administrativo, cozinha, refeitório, pátio coberto, vestiários, sanitários, sala de informática, biblioteca, quadra esportiva, passarelas e 10 salas de aula. Até o novo prédio ser concluído, as atividades administrativas e pedagógicas do colégio utilizam 10 salas modulares, instaladas ao lado do canteiro de obras.

Tempo integral

Após a visita do Colégio Benedito Brás, a secretária de Educação esteve no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Americano do Brasil. No local, conheceu as melhorias feitas na unidade escolar com os recursos destinados pelo Governo de Goiás. A escola recebeu recentemente R$ 255 mil para a compra de equipamentos de informática e segurança, além de outros recursos.