Ampla reunião com os coordenadores regionais marca expediente da Seduc neste sábado, 15/5

A preparação para a retomada das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino e um estudo que avaliou as perdas de aprendizagem em decorrência da pandemia, entre outros, foram assuntos no já tradicional expediente aos sábados da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

Neste sábado, 15/5, uma web-conferência reuniu os coordenadores regionais de Educação e toda a equipe da Seduc em torno dos andamentos da oferta da Educação nas escolas estaduais. Os coordenadores participaram de forma remota, assim como alguns dos técnicos da Seduc. A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra, e a maior parte dos superintendentes, gerentes e chefes estiveram presentes na sede da Secretaria.

Orientação e tomada de decisões
As reuniões on-line, adotadas mais assiduamente desde o início do ano passado, como medida para diminuir o contágio do coronavírus, têm contribuído muito fortemente para estreitar a comunicação entre a Seduc, as coordenações regionais e as escolas. De maneira mais célere, orientações, decisões tomadas, feedback, troca de informações, importantes sobretudo neste momento de enfrentamento da pandemia, alcançam mais facilmente os gestores e as escolas.

Neste sentido, na reunião de hoje, foram tratadas questões referentes à preparação para a retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais. Entre outras, foram informados o andamento de processos, o acolhimento dos professores, servidores e estudantes, agendas, material de divulgação. As aulas presenciais retornarão no regime híbrido, atendendo ao critério de 30% da capacidade de cada unidade escolar.

Conforme destacou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, essencialmente, todas as definições para a retomada das atividades presenciais seguirão estritamente os protocolos de Saúde. “Tudo passa pelo que for determinado pelo COE (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para o Enfrentamento da Covid-19) e nosso acompanhamento, neste sentido, é fundamental”, afirmou.

Importância das avaliações
Também foi falado na reunião sobre as avaliações e a relevância delas no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, principalmente, no regime especial de aulas não presenciais. “A análise criteriosa do desempenho de cada estudante, turma, escola, aprimora o trabalho e define focos de atuação prioritários”, salientou a secretária da Educação, Fátima Gavioli.

Ainda dentro do tema avaliação, os coordenadores regionais foram informados sobre um estudo, nacional, realizado pelo Instituto Unibanco, sobre as perdas na aprendizagem desde o início da pandemia. Esse estudo deverá ser divulgado no final deste mês de maio.

Goiânia, 15 de maio de 2021.
Comunicação Setorial da Seduc