Governo de Goiás utiliza mensagens de texto para estimular estudantes do Ensino Médio a retornarem à escola
- Detalhes
Ação é parte da campanha de busca ativa escolar “Acolher para Permanecer”, lançada em parceria com o Instituto Unibanco, prefeituras e Unicef
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está mobilizando estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino a retornarem às escolas a partir do envio de SMS (mensagens de texto). A ação é parte do programa de busca ativa escolar “Acolher para Permanecer” e visa combater a evasão escolar nesta etapa de ensino.
Desenvolvidas em parceria com o Instituto Unibanco e a empresa CLOO Behavioral Insights Unit, as mensagens utilizam estratégias das ciências comportamentais para incentivar os estudantes em situação de abandono escolar a retomarem os estudos.
Para a realização da intervenção, os estudantes foram divididos em quatro grupos. Três deles estão em situação de baixa frequência escolar e receberão duas mensagens de texto por semana, ao longo de três semanas, com focos específicos. Para o primeiro grupo, o conteúdo busca ressaltar o impacto positivo da Educação para o futuro; para o segundo, o objetivo é destacar a importância do planejamento e de ações concretas para garantir a oportunidade de concluir os estudos; e, para o terceiro, a ênfase das mensagens estará no aspecto afetivo e social da Educação.
Um quarto grupo, denominado grupo controle, receberá apenas a última mensagem, que será comum a todos e visa mensurar o desejo dos estudantes em continuar estudando no ano letivo de 2022.
De acordo com a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho, a intenção é que, ao comparar os resultados das diferentes intervenções com os resultados do grupo controle, seja possível mensurar o impacto real de cada uma das iniciativas. A partir daí, a equipe poderá aprimorar as estratégias de busca ativa escolar e adequá-las aos diferentes perfis.
Acolher para permanecer
O programa de busca ativa escolar “Acolher para permanecer” foi lançado no início do mês de outubro, durante o seminário “Diálogos sobre Busca Ativa: Acolher para Permanecer”. O evento da Seduc contou com a participação de parceiros do Instituto Unibanco, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Goiás) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Na oportunidade, também foi lançado o Guia de Busca Ativa da Seduc, documento que reúne uma série de informações sobre o planejamento das ações de busca ativa e o detalhamento do fluxo das etapas que devem ser seguidas pelas unidades escolares.
Durante o evento, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, reforçou a importância do programa para a garantia dos direitos das crianças e jovens goianos. “É buscar aquele que saiu, aquele que não está mais aqui dentro. É trazer para dentro aquele que já está fora, tentar reinserir alguém que tinha grande chance de ter sucesso e que, infelizmente, agora foi para fora. Fora da escola, fora da sala de aula, fora da oportunidade, fora da sua vez de crescer e de contribuir com essa nação”, afirmou a secretária à época.
Mobilização para o Saeb
Além da busca ativa escolar, o uso de SMS será utilizado para mobilizar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A avaliação será aplicada para estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e para as 3ª séries do Ensino Médio da rede estadual de Educação a partir do dia 17 de novembro.