Estudantes do Estado de Goiás participam dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)
- Detalhes
Neste ano as competições acontecem no Rio de Janeiro
Os vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás, cerca de 180 estudantes de escolas públicas e particulares, com idade de 12 a 14 anos, participam dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro, até o dia 5 de novembro. Os atletas estão acompanhados por 19 dirigentes e 41 técnicos.
Neste ano, o Rio de Janeiro é palco das competições, onde nossos atletas competem em modalidades individuais e coletivas: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.
Um time de estudantes/atletas da ginástica rítmica iniciou a competição na quinta-feira (28). Goiás foi representado pela atleta de Ginástica Rítmica, Sofia Sampaio Santos (12), estudante do CE Marieta Telles Machado. Ela é Baliza da Banda Marcial do Colégio Estadual José Lobo, e tem como Técnica de Ginástica e Baliza, a professora da rede estadual de ensino Pollyanna França.
“Estou muito feliz com a oportunidade de representar o Estado de Goiás numa das competições mais importantes do Desporto Escolar. É daqui que saem os atletas que vão representar nosso país nas olimpíadas, nos mundiais e em outras importantes competições. Os atletas que representam o país e tanto nos inspiram passaram pelos JEBs”, pontuou Pollyanna França.
A treinadora continua: “nessa semana a Ginástica Rítmica do Brasil fez história no mundial do Japão, conquistando pela primeira vez uma final por aparelhos no conjunto e uma final no individual geral. Nós também estamos escrevendo nossa história, pois esses alunos que aqui representam seus estados nos JEBs podem não chegar ao esporte de elite, mas tenho a certeza que sairão daqui mais amadurecidos, mais experientes, mais preparados para qualquer carreira profissional que desejem seguir”.
Na sexta-feira (29) foi o dia de estreia da ginástica artística, e Goiás tem como representantes Ana Luiza Ribeiro Brum e Ises Miranda Guedes, acompanhadas pelo técnico Rafael Costa dos Passos.
Moradora de Aparecida de Goiânia e Estudante da Escola Estrelinhas do Futuro, Ises Miranda (11) conta que estar no JEB’s tem sido uma experiência única. Ela treina há 3 anos.
Ana Luiza (12), de Goiânia, é estudante do Centro Educacional Omni e faz ginástica artística há 5 anos. “É a minha primeira competição e estou bem animada e ansiosa”, afirmou a atleta.
A abertura oficial do evento ocorre neste sábado (30), às 19h no Parque Olímpico-Arena Carioca 1, com desfile das delegações, e você pode conferir as transmissões ao vivo pelo Instagram @jebs_oficial.
Desporto escolar JEB’s
Os JEB’s são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O Governo Federal repassou R$ 17,9 milhões para o evento. Os recursos estão sendo usados no transporte, hospedagem e alimentação de todas as delegações, além da aquisição de materiais esportivos, contratação de árbitros, delegados e responsáveis pela área médica e medidas sanitárias.
A competição aberta a estudantes de 12 a 14 anos e tem representantes das 27 unidades da Federação. Os meninos e meninas disputam as medalhas em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, haverá disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.
O evento cumpre todos os protocolos de biossegurança. Em função de decreto editado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a competição pode ter público até o limite de 50% da capacidade das arenas. Os torcedores precisam apresentar esquema vacinal completo.