Governo de Goiás inaugura laboratório de Robótica no Cepi Joaquim Edson de Camargo

Detalhes

Unidade foi a primeira do estado a receber o laboratório, fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Campus Party. Escola também recebeu investimentos para obras de ampliação

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Joaquim Edson de Camargo, da rede pública estadual de ensino, recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), o lançamento de duas novidades: a realização de obras para reforma e ampliação da unidade e a inauguração do novo laboratório de Robótica do projeto Include.

O anúncio foi feito durante uma visita do governador Ronaldo Caiado à unidade escolar, localizada em Goiânia. Na ocasião, o governante estava acompanhado do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; dos secretários de Estado Márcio César Pereira e Adriano Rocha Lima; e do Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia. Também estavam presentes parlamentares, comunidade escolar e imprensa.

Durante a cerimônia, a gestora do Cepi, Rosângela Maria do Carmo, aproveitou para ressaltar a importância das ampliações e dos novos espaços para um melhor atendimento da unidade escolar. Segundo a gestora, desde que a unidade se tornou uma escola de tempo integral, os estudantes não têm um espaço adequado para a realização das refeições.

“Estamos lutando por esse refeitório há muito tempo, porque os nossos alunos não têm onde comer no Cepi e acabam comendo na sala de aula. Mas, a partir do ano que vem eles vão ter um refeitório e uma cozinha decente”, afirmou a gestora, celebrando a construção do novo espaço.  

Além da nova cozinha com refeitório, que sanará a falta de um ambiente adequado para a realização das refeições, o repasse no valor de R$ 285.911,11 contemplará a construção de um novo vestiário padrão séc. 21, uma central de gás, caixa d’água, calçada com acessibilidade e a pintura externa do muro.

Para o governador Ronaldo Caiado, as obras realizadas na escola demonstram a importância da política de descentralização dos recursos da Educação, medida que tem sido adotada durante toda a sua gestão e que tem surtido resultados positivos.

“Antes se passava uma ‘mão’ de cal no muro e pronto, acabou. Hoje não! Nós entregamos o dinheiro na mão dos nossos coordenadores regionais, diretores e está lá a prestação de contas, estampada no quadro para dizer onde foi aplicado cada centavo”, disse Caiado.

Projeto Include

Uma outra novidade lançada durante a visita ao Cepi Joaquim Edson de Camargo foi o laboratório de Robótica, implementado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Campus Party. O espaço é parte do Projeto Include e beneficiará 1,8 mil jovens em todo o Estado.

No novo laboratório, a equipe do Include capacitará gratuitamente adolescentes e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da Robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também haverá a realização de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das coisas).

“O Include traz para a gente a possibilidade de inserção social no mundo tecnológico. Não é um programa que começa e termina, ele entra na Educação fundamental despertando esse mundo da tecnologia, para uma carreira que está entre uma das mais valiosas no mercado, que é a carreira de Tecnologia da Informação. Ele desperta nas pessoas habilidades de como resolver problemas, a criatividade e cria uma trilha para que vocês (estudantes) possam se profissionalizar”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira durante a cerimônia de inauguração.  

Para um dos monitores que irá atuar no laboratório de Robótica do Cepi, Estevão Santos Cavalcante, o espaço é uma grande oportunidade para que tanto estudantes quanto professores tenham acesso e experienciem equipamentos tecnológicos de primeira linha. “Ensinar a Robótica para que eles possam instruir as próprias vidas e para que possam ter um futuro nessa área da Robótica, IOT e automatização me alegra muito. E, querendo ou não, eu acabo aprendendo muito com eles”, concluiu.

Melhorias

As obras anunciadas hoje e o novo laboratório somam-se às melhorias feitas pelo Governo de Goiás na unidade escolar nos últimos dois anos e que promoveram uma transformação na infraestrutura física e pedagógica da escola.

Somente por meio dos programas Pró-Escola, Reformar e Equipar foram investidos, entre os anos de 2019 e 2021, R$347.985,06 no Cepi Joaquim Edson de Camargo. Esse valor possibilitou o aparelhamento dos diversos ambientes escolares, além de melhorar a infraestrutura e o paisagismo.

“Nós nunca vimos tantos investimentos na Educação, principalmente nos Cepis. O Equipar veio para a gente equipar a cozinha, equipar todas as dependências. E, com o Reformar I e II, a escola agora é outra! Nós fizemos jardins e a escola ficou muito bonita. O pai chega na escola hoje e ele fica maravilhado e, antes, ele não ficava”, ressalta a gestora.

Além das obras, um novo laboratório destinado ao estudo das ciências biológicas foi instalado na unidade escolar. Equipado pelo Governo de Goiás, em parceria com o governo federal, o espaço reúne equipamentos como microscópios, lâminas e materiais didáticos e já está sendo usado pelos professores durante o regime especial de aulas não presenciais.