Seduc realiza mais uma edição de formação continuada para Bandas e Fanfarras

Em sua terceira edição, o projeto “Arte Educa: Desafios e Possibilidades Contemporâneas” ocorreu de forma on-line nesta segunda-feira (25/10), com a oferta de oficinas e palestras transmitidas ao vivo, pelo YouTube, canal Webzine Ciranda da Arte. A formação trouxe reflexões sobre o ensino e as metodologias para bandas e fanfarras, além de orientações para o planejamento e a organização de aulas, ensaios e preparação de repertório.

O evento tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento de professores e instrutores de bandas e fanfarras da rede pública estadual de ensino. “Este evento é de suma importância para os professores de bandas e fanfarras do Estado de Goiás, pois nos leva a refletir as metodologias de ensino para bandas, e com isso fazer com que nosso trabalho seja mais frutífero junto aos alunos,” afirmou Dener de Oliveira Fernandes, maestro da banda marcial do CEPMG Major Oscar Alvelos e professor de percussão do CEPMG Vasco dos Reis.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação, e é destinado à formação continuada de professores e instrutores de bandas e fanfarras.

“É correto afirmar que todos nós educadores, e não seria diferente para os educadores musicais, estamos e devemos estar sempre em processo de formação continuada”, afirma a Gerente de Arte e Educação da Seduc, Luz Marina de Alcantara que acrescenta: “espera-se que as experiências vividas nesta formação reverberem novas reflexões sobre o ensino de música e suas metodologias aplicadas nas aulas, ensaios e preparação de repertório das bandas e fanfarras da rede estadual em Goiás.” E finaliza: “O desejo é que a música seja para os estudantes uma alegria para toda a vida e que seja canal propulsor de transformação social.”

A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, do superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Ítalo Aguiar, da gerente de Arte e Educação, Luz Marina de Alcântara e da diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Eliza Rebeca Vazquez. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Orquestra Sinfônica de Goiânia, do maestro Eliseu Ferreira e do maestro da Banda Juvenil Regis Jayme

A formação ficou gravada no canal do YouTube, Webzine Ciranda da Arte.