Escolas estaduais de tempo integral criam bibliotecas virtuais para incentivar a leitura
- Detalhes
Durante regime especial de aulas não presenciais, escolas tiveram que se reinventar e usar tecnologias digitais para compartilhar livros, aulas e conteúdos. Bibliotecas virtuais foram uma das estratégias.
Escolas públicas estaduais de tempo integral de Goiás estão usando bibliotecas virtuais para armazenar e compartilhar livros digitais, a fim de incentivar a leitura dos alunos nas aulas remotas.
O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Aeroporto, de Uruaçu; o Cepi Sudoeste, de Goiânia; o Cepi Gomes de Souza Ramos, de Anápolis; e o Cepi Dr. Dirceu Ferreira de Araújo e o Cepi Professora Ana Maria Ferreira de Paula (antigo Complexo 09), ambos de Planaltina, são algumas das escolas da rede pública estadual de ensino que investiram em bibliotecas virtuais.
“Observando a dificuldade dos estudantes terem acesso aos livros, e para viabilizar melhor as aulas on-line, criamos essa Biblioteca virtual com livros do acervo da escola mais outros que adicionamos”, contou a gestora do Cepi Professora Ana Maria Ferreira de Paula, Sirleide Alves Sousa.
Biblioteca virtual: livros didáticos e literários
Além de livros didáticos, a Biblioteca conta com romances e títulos da literatura como A Revolução dos Bichos, A Arte da Guerra, Alice no País das Maravilhas, A Culpa é das Estrelas, Para todos os garotos que já amei e Um Amor para Recordar.
“A gente procurou diversificar muito. Temos conteúdo para o Enem, literatura… E vamos adicionar também o jornal O Popular, do qual fizemos a assinatura, e também produções dos estudantes, como redações e poesia”, explicou a gestora.
Segundo ela, os estudantes têm acessado a Biblioteca e sugerido a adição de outros livros de interesse. Por isso, mesmo com a retomada das aulas presenciais, o Cepi pretende continuar com a Biblioteca virtual. Conheça a Biblioteca virtual do Cepi Professora Ana Maria aqui.
Reforma na biblioteca física
Ao mesmo tempo, a escola está reformando sua Biblioteca física para torná-la mais confortável e agradável. Neste espaço, os estudantes poderão ler os livros físicos e digitais, usando os novos notebooks e computadores adquiridos com recursos do Equipar.
“Colocamos notebook, computador, ar-condicionado, prateleira, armário e mesa, tudo com o Equipar. Queremos que a Biblioteca seja um ambiente agradável. Antes, a Biblioteca era muito feia… Eu, como aluna, não gostaria de entrar lá”, admitiu a gestora. “Agora ela está ficando linda, bem arejada, organizada”.