Estudantes goianos são incentivados à leitura de clássicos em projeto inédito

Com vídeos diários apresentados pelo professor Clóvis de Barros Filho e plataforma gameficada, projeto destinado a estudantes do 1º ano do ensino médio será iniciado em 30 escolas, com a participação de 1.200 alunos

Estimular o hábito de leitura e proporcionar, de uma forma dinâmica, o acesso a grandes obras. Esse é o objetivo do Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento. O projeto recorre à tecnologia para colocar a sabedoria de todos os tempos na linguagem dos estudantes de hoje: vídeos e games. As aulas são apresentadas pelo professor Clóvis de Barros Filho, um dos pensadores brasileiros mais respeitados atualmente, com mediação dos educadores da rede estadual de ensino.

A ação é uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Geral da Governadoria (SGG) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Espaço Ética. Além de estimular a leitura, trata-se de uma estratégia para melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem alcançando novas quebras de paradigmas na Educação do Estado, que já é a primeira colocada no Brasil pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Destinado a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o projeto proporcionará acesso a obras de Platão, Homero, e diversos outros autores. São obras clássicas, mas com temas de grande atualidade, que possibilitam reflexões sócio-históricas por meio da discussão filosófica sobre razão, verdade, conhecimento, ética, política, arte, religião, história, lógica, entre outros aspectos.

Diariamente, trechos dessas obras serão lidos, debatidos e terão a sua relação com os dias de hoje explicadas em vídeos de cerca de 5 minutos. Será um livro a cada dois meses e, ao término de cada obra, os estudantes participam de uma master class com o professor Clóvis de Barros.

O que o aluno captar de cada obra será medido por meio de uma plataforma gameficada. Funciona como um jogo, à medida em que avança na leitura, soma pontos em sua biblioteca virtual. Esses pontos serão somados ao final de cada semestre e poderão render prêmios para o estudante e para sua escola.

Além da plataforma gameficada, a aprendizagem dos estudantes será medida por meio de indicadores desenvolvidos pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Poderão participar do projeto estudantes do 1º ano do ensino médio de 30 escolas de Goiás (uma turma por escola), selecionadas pela Seduc. Nesta fase inicial, O Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento atenderá 1.200 estudantes.

Os vídeos e as master classes não terão custos ao Estado, pois foram doados pelo Espaço Ética. Uma parceria que traz o melhor da educação para Goiás, de forma inédita no País.

Lançamento

O projeto Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento será lançado no dia 20 de abril, às 9h30, em reunião sem convidados, com a presença do governador Ronaldo Caiado, dos secretários Adriano da Rocha Lima (SGG) e Fátima Gavioli (Seduc), e participação do professor Clóvis de Barros Filho por videoconferência. O ato será transmitido às escolas participantes pelas redes sociais do governo de Goiás.

Na parte da tarde, o professor Clóvis de Barros Filho, juntamente com o secretário Adriano, participam de uma aula de abertura da capacitação que será realizada pelo Centro de Formação de Professores (Cepfor), da Seduc. A ação deverá reunir cerca de 300 educadores participantes do projeto em 2021.

Esse momento de interação com os professores será feito de forma online, sob a coordenação do Cepfor, por meio da plataforma Moodle. A ferramenta é a mesma utilizada para a realização das atividades com os alunos.

Serviço

Lançamento: Projeto Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, com a presença do governador Ronaldo Caiado, dos secretários Adriano da Rocha Lima e Fátima Gavioli, e do professor Clóvis de Barros Filho.

Dia: 20/04

Local: Salão Dona Gercina Borges

Horário: as 9h30

- Evento sem convidados, transmitido às escolas participantes e à imprensa pelas redes sociais do governador.

Benefícios Esperados

●         Estímulo ao hábito diário de leitura

●         Acesso a grandes obras clássicas do mundo, da antiguidade à contemporaneidade

●         Geração de conhecimento sobre os textos analisados, por meio de vídeo aulas gravadas e disponibilizadas aos alunos