Professor da rede estadual desenvolve projeto de valorização da cultura local em Trindade

Detalhes

O professor Fábio Silva, que ministra a disciplina eletiva de Turismo Local, busca soluções para as aulas de ensino à distância a partir da realização de trabalhos práticos

Estudantes da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Padre Pelágio, em Trindade, tiveram a oportunidade de descobrir novos pontos turísticos na cidade e que são pouco conhecidos pela comunidade em geral. A oportunidade surgiu como parte das atividades da disciplina eletiva de Turismo Local, ministrada pelo professor Fábio Silva Cunha.

Intitulado “Valorização do Turismo Local”, o trabalho surgiu com a intenção de permitir que os estudantes saíssem do tradicionalismo das aulas remotas e descobrissem formas diferentes e interessantes de estudar.

A proposta era que os alunos escolhessem um local turístico próximo a suas residências e realizassem uma visita. O aluno deveria tirar uma selfie (foto) no ponto escolhido e descrever a relevância do lugar, identificando suas características e a localização.

Além do cuidado em escolher um lugar próximo a suas casas, os estudantes deveriam seguir as orientações de ir individualmente ao espaço e em dias distintos, mantendo as medidas de segurança contra à Covid-19 e cuidando para não gerar aglomerações.

De acordo com o professor, Fábio Cunha, todos os alunos aprovaram a ideia e resolveram participar do projeto, inclusive aqueles que não tinham acesso à internet.

“No mês de abril foi perceptível o aumento na participação dos alunos nas aulas remotas”, afirma Fábio, ressaltando como a ideia serviu ao intuito de motivar e despertar ainda mais o interesse dos jovens no aprendizado.

Interação com os alunos

Uma das participantes do projeto “Valorização do Turismo Local” foi a estudante Luma Luiza Lima de Oliveira, de 16 anos. Para a realização da atividade, Luma Luiza foi até a Igreja Padre Pelágio, pois este era um dos lugares no município que ela ainda não conhecia.

“Este é um projeto nota 10, pois promove o conhecimento dos alunos sobre os pontos turísticos da nossa cidade e propõe a visita ao local”, ressaltou a estudante.

Além da contribuição para a ampliação da cultura e do reconhecimento local, o projeto ajudou Luma Luiza ajudou com uma outra questão. A estudante, que desde o começo da pandemia do coronavírus saia de casa apenas para o essencial, afirmou que a experiência permitiu que ela tivesse um momento de lazer. “Foi ótimo! Foi muito bom sair, observar a cidade e fazer o trabalho”, contou.

Já a aluna Indara Ribeiro da Costa (16), da 2° série A, escolheu a galeria a céu aberto da Rua Belas Artes, onde estão expostas obras do artista Fábio Gomes. Para a estudante, “foi um momento diferente e fora da rotina. Com esse trabalho tive a oportunidade de conhecer as pinturas do artista Fábio Gomes, que viraram um ponto turístico de Trindade”.

‘Valorização do Turismo Local’

O município de Trindade em Goiás tornou-se popular nacionalmente por ser a “Terra do Divino Pai Eterno”. Milhares de turistas, oriundos de diversas partes do país, passam por lá todos os anos, em especial os devotos.  

Para o professor Fábio Silva, responsável pelo projeto, a ideia contribuiu para que os estudantes conhecessem a cidade um pouco além dessa tradição religiosa. “No fim do projeto, identificamos vários pontos positivos entre valorizar não somente o lazer diante do turismo de Trindade, mas também a cultura e sua tradição ética/moral”, afirmou.   

O trabalho foi entregue no dia 30 de março e contou a participação dos estudantes do 2° ano do ensino médio do matutino, vespertino e noturno. A perspectiva é que, agora, ele seja transformado em um documentário.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 09 do Plano Estadual de Educação (PEE)

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