Seduc realiza I Encontro Formativo para profissionais do Programa AlfaMais Goiás

Detalhes

Com o tema ‘Alfabetização Como Direito das Crianças Goianas’, evento reunirá cerca de 160 profissionais que integram as equipes regionais do programa

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) realiza, a partir da próxima segunda-feira (7/2), o I Encontro Formativo para profissionais do Programa AlfaMais Goiás. A formação reunirá cerca de 160 assessores pedagógicos, articuladores e professores formadores que compõem as 40 equipes regionais do programa.

Com o tema ‘Alfabetização Como Direito das Crianças Goianas’, o encontro visa apresentar a estrutura do AlfaMais Goiás, abordando, em especial, os materiais didáticos que serão disponibilizados aos 244 municípios goianos que aderiram ao programa.

Para isso, os profissionais participarão de palestras e oficinas com personagens lúdicos e especialistas em alfabetização, incluindo o arte-educador Francisco Marques (Chico dos Bonecos), a professora Janaína Barros e o grupo de contadores de história Caixa Cantada.

Confira aqui a programação do evento

“O objetivo do encontro é repertoriar as equipes regionais sobre como implantar e executar as ações do programa AlfaMais Goiás nos municípios”, explica a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Seduc, Carla Bernardes.

De acordo com ela, a intenção é que, após a evento, os articuladores repliquem as informações para as escolas de suas Regionais, auxiliando as equipes municipais na implementação do programa.

O AlfaMais Goiás

Lançado pelo Governo de Goiás no ano passado, o Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás) visa reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino, além de garantir a alfabetização completa até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Realizado em regime de colaboração entre Estado e municípios, o programa já conta com a adesão de 244 dos 246 municípios goianos e começará a ser implementado no início deste ano.

Como parte da parceria, o Governo de Goiás entregará materiais didáticos de apoio à alfabetização e disponibilizará bolsas para os profissionais que façam parte das equipes estadual, regional e municipal do AlfaMais Goiás.

Inspirado no programa Mais Parc (Programa Aprendizagem na Idade Certa), o programa é uma iniciativa da Seduc desenvolvida em parceria com a Associação Bem Comum, Instituto Natura e Fundação Lemann.