CEPIs participam de Torneio de Robótica do Sesi

Detalhes

Escolas da rede pública estadual obtiveram bons resultados 

Os Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) Profª.  Alzira Alves de Queiroz, de Aparecida de Goiânia, e Profª.  Lázara de Fátima e Silva Flores, de Goianira, participaram, pela primeira vez, do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge, do Serviço Social da Indústria (Sesi).

O torneio foi realizado na última sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12 de março, e abrangeu escolas das redes estadual e municipais, e da rede privada. Na temporada 2021/2022, o tema do desafio foi Cargo Connect. As escolas da rede pública estadual obtiveram bons resultados e colocações. 

De acordo com a professora de Matemática do CEPI Profª. Alzira, Maria Klébia, sua equipe foi composta por oito estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Ela conta que a equipe ficou em 18º lugar e que esse resultado foi muito bom, visto que foi a primeira vez que seus alunos participaram do desafio. “Foi muito importante participar do torneio de Robótica, pois os alunos aprenderam a trabalhar em equipe. Eu percebi que eles desenvolveram a pesquisa e era o que tinham dificuldade”, ressalta a professora. 

Além dos dois CEPIs, outras oito escolas públicas estaduais de tempo integral também participaram do torneio. São elas: CEPIs Rocha Leal, de Águas Lindas; Gomes de Souza Ramos, de Anápolis; Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, de Goiânia; Goiânia; Professor Sebastião França, de Goiânia; Osório Raimundo de Lima, de Iporá; José Eduardo do Couto, de Itaguarí; Maria Silva, de Paraúna; e Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde. 

Boa colocação 

O CEPI Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, foi uma das escolas da rede estadual que alcançaram um bom resultado. Nesta edição do torneio, a comissão organizadora permitiu que as escolas públicas participassem com duas equipes. Desse modo, as equipes Cepi’Roll e a equipe Saturno, com os estudantes entre 14 e 16 anos representaram o CEPI Gomes de Souza Ramos. O Cepi’Roll, liderado pelos professores Victor Pericoli e Késia Cruz, competiu na mesa do robô com 44 escolas e ficou em 7° lugar. 

Segundo a professora de Química, Késia Cruz, os professores viveram uma rotina de estudo e treinamentos com as equipes. Ela explica que os professores vestiram literalmente a “camisa” de técnicos dos 16 estudantes que participaram do torneio. “Tudo com muita disponibilidade, comprometimento, organização e o apoio de todos”, afirmou a professora.  

“Receber o troféu do Prêmio na Regional Goiás, foi surreal. Conseguimos demonstrar o espírito de equipe e, tudo isso nos enche de alegria e nos fortalece muito mais. Esperamos que isso possa impactar ainda mais a nossa comunidade”, celebra Késia. 

Sobre o Torneio 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League na categoria Challenge é operacionalizado, no Brasil, pelo Sesi desde 2004. Podem participar do torneio Challenge estudantes de 9 a 16 anos de idade, liderados por algum responsável e organizados em times de dois a dez integrantes. As equipes devem estar associadas a uma unidade escolar, clube, organização ou até mesmo por um grupo de amigos. 

O objetivo do torneio é desafiar os jovens a buscarem soluções para os problemas do dia a dia na sociedade moderna, através da construção de robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.