Educação Especial estadual recebe homenagem da Apae de Rio Verde

Detalhes
Salas de Recursos Multifuncionais, onde é feito o Atendimento Educacional Especializado (AEE), foram padronizadas

Em cerimônia no último dia 22, entidade concedeu certificado à coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto, e à medidora pedagógica de inclusão, Maira Mendonça, em reconhecimento ao trabalho em prol dos Direitos da Pessoa com Deficiência

“A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Verde (GO) outorga o presente certificado em reconhecimento à sua competência, dedicação e sucesso alcançado na luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, em prol da construção de um ensinamento mais justo e equitativo”. Com essa mensagem, contida em Certificado de Honra ao Mérito, a Apae de Rio Verde homenageou a Educação Especial da rede estadual no dia 22 de março.

A cerimônia contou com as presenças das homenageadas, a coordenadora Regional de Educação no município, Karen Proto, e a mediadora pedagógica de Inclusão, Maira Mendonça; do presidente da Apae de Rio Verde, Werner da Costa Mamede; e da diretora Fiscal da entidade, Josiane Leite.

Segundo Werner, que é advogado e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), os profissionais de educação fazem um excelente trabalho de inclusão dos alunos com deficiência. “Inclusive no resgate dos estudantes afastados durante o período de pandemia”, afirmou.

Emocionada, a coordenadora Regional de Educação Karen Proto agradeceu o reconhecimento e reforçou que são as ações do Governo de Goiás que estão promovendo uma “revolução” no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Entre as ações estão o repasse de recursos para as salas de Recursos Multifuncionais e para adequações nas estruturas das escolas estaduais.

“Inclusive, temos um fato inédito em Rio Verde, em que dois colégios estaduais - o Olynto Pereira de Castro e o Do Sol - estão recebendo a implantação de elevadores, o que beneficia as pessoas com deficiência”, disse Karen Proto.

Para Maira Mendonça, que é mediadora de inclusão na regional, as revitalizações das salas de AEE são fundamentais para a melhoria do atendimento na rede pública de ensino. “Os benefícios devem atender as necessidades de cerca de 500 alunos com deficiências matriculados em 24 unidades escolares da Regional de Educação de Rio Verde”, elencou Maira.

Na rede estadual, as salas de Recursos Multifuncionais são destinadas ao atendimento de alunos com deficiências físicas, visuais e auditivas, intelectuais e autismo, além de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.