AlfaMais: Escolas públicas aplicam nova avaliação de leitura

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Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas passam por avaliação de leitura

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliados para diagnosticar nível de alfabetização. Iniciativa faz parte do programa AlfaMais Goiás

O Governo de Goiás realiza a segunda avaliação de fluência leitora direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A avaliação será aplicada em todas as escolas públicas estaduais e municipais do Estado, entre os dias 4 e 14 de abril, como parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás).

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduc, Carla Mendonça, o objetivo da ação é diagnosticar o nível de alfabetização das crianças e fazer as adaptações necessárias na prática pedagógica de cada escola. A primeira avaliação de fluência foi aplicada em setembro de 2021.

“Essa avaliação de entrada vai trazer para os professores os indicadores de como está a leitura das crianças no processo de alfabetização. Quando sair o resultado, os professores avaliarão seus estudantes junto com a equipe pedagógica da escola e começarão a planejar aquilo que precisam fazer e mudar na prática pedagógica para as crianças melhorarem a leitura”, explicou a gerente.

Como é a avaliação

A avaliação é conduzida pelo professor de cada turma, presencialmente na escola. A prova consiste na leitura de um conjunto de palavras e de um texto narrativo, além da resposta a três perguntas de interpretação.

De acordo com Carla Mendonça, toda a avaliação é gravada em áudio por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaEd/UFJF).

No final de 2022, os estudantes do 2º ano devem passar por outra avaliação, o Saego Alfa. Por isso, os alunos serão avaliados no início e no final do 2º ano, série na qual a alfabetização da criança deve ser concluída, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resultados das últimas avaliações

Na última avaliação de fluência leitora, 66% dos estudantes foram diagnosticados como pré-leitores, conseguindo ler, em média, duas de cada 60 palavras. Por outro lado, 24% dos estudantes foram classificados como leitores, com leitura de 25 a cada 60 palavras, e 9% como leitores fluentes, lendo 46 de 60 palavras, em média.

Em contrapartida, a última avaliação do Saego Alfa indicou que 85% dos estudantes apresentaram desempenho avançado ou proficiente em leitura e escrita (49% avançado e 36% proficiente).

Isso significa que a maioria dos alunos lê e interpreta de forma satisfatória ou além do esperado para a série que frequenta. No Saego Alfa, somente 10% dos alunos tiveram desempenho básico e 6% abaixo do básico.

A divergência dos resultados das duas avaliações, segundo Carla Mendonça, se explica pela diferença dos métodos de aplicação. Enquanto no Saego Alfa, a criança lê, interpreta e responde questões em uma prova impressa, a avaliação de fluência exige uma assertividade maior, de forma espontânea. 

Sobre o AlfaMais

A avaliação de fluência leitora e o Saego Alfa fazem parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), criado pelo Governo de Goiás em agosto de 2021, por meio da Lei nº 21.071. O propósito do programa é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino.

Para isso, o programa prevê a colaboração entre Estado e municípios e envolve professores e estudantes da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para conhecer mais ações do programa AlfaMais, clique aqui.