Projeto ‘Estudando com Saúde’ beneficia alunos da EJA em Iporá

Detalhes

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), da rede pública estadual de ensino de Iporá, no oeste goiano, está desenvolvendo um projeto que incentiva as atividades físicas entre os 70 alunos matriculados neste ano de 2022. 

O objetivo é promover a melhoria das condições de saúde dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da ginástica laboral, com exercícios de alongamento e relaxamento muscular. Estas atividades contribuem para reduzir as sensações de dores e desconfortos, para estimular o bem-estar, impactando nos índices de evasão escolar.

Autoestima e interação social

De acordo com a professora de Educação Física do Ceja, Jeromice Moreira da Silva, a realização do projeto ‘Estudando com Saúde’ ajuda a manter o aluno estimulado a frequentar as aulas, considerando que as atividades físicas interferem positivamente na vida das pessoas. “A participação dos alunos no projeto aumenta a autoestima e a capacidade de concentração deles na aprendizagem, além de valorizar a interação social”, destaca a professora. 

Jeromice conta que as atividades tiveram início no mês de fevereiro e serão realizadas até dezembro deste ano. Os estudantes têm entre 18 e 67 anos de idade e as aulas são ministradas uma vez por semana (toda quinta-feira), com 50 minutos de duração, para a segunda e a terceira etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A professora lembra que a implementação do projeto se deu a partir da aplicação inicial de um questionário com os alunos, com relatos que indicaram constantes desconfortos sentidos por eles após o dia a dia de trabalho. “Então, decidimos desenvolver o ‘Estudando com Saúde’, que combate o cansaço e o estresse, tornando-se um momento de alegria e benefícios para a vida dos nossos estudantes”, celebra Jeromice.

[gallery ID=84]