Reeducandas de Araçu confeccionam ovos de Páscoa em curso profissionalizante
- Detalhes
Curso de Confeitaria ofertado pela Seduc no Sistema Prisional promove reinserção social e qualificação profissional
Na véspera da Páscoa, 500 ovos de chocolate confeitados por reeducandas da Unidade Prisional de Araçu foram doados em dois lares de idosos e uma creche do município. A ação faz parte do curso técnico profissionalizante de Confeitaria, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) em parceira com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.
Ao todo, 20 reeducandas da unidade participam do curso, com carga horária de 200 horas e duração de três meses. Ao final do curso, as reeducadas terão qualificação profissional para reinserção social após o cumprimento da execução penal.
“Esse curso vai permitir a elas, quando saírem de lá, ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o gerente de Educação Profissional da Seduc, Andrei Alcântara. Outro benefício para a população privada de liberdade é que há a dedução de 1 dia de pena para cada 3 dias de curso.
[gallery ID=90]
Educação Profissional no Sistema Prisional
Além do curso de Confeitaria, a Seduc iniciou na Unidade Prisional de Araçu, no final de 2021, um curso de Panificação. E em todo o Estado, ao longo de 2022, serão ofertados 21 cursos profissionalizantes, como de Barbearia, Limpeza Urbana, Costura, Pintura de Obras Imobiliárias, Jardinagem e Manicure e Pedicure.
Neste ano, os cursos de Educação Profissional para o Sistema Prisional vão alcançar 389 detentos de 12 municípios goianos, incluindo a capital do Estado. Os municípios são:
- Aparecida de Goiânia,
- Goiânia,
- São Miguel do Araguaia,
- São Luís de Montes Belos,
- Itumbiara,
- Uruaçu,
- Araçu,
- Luziânia,
- Senador Canedo,
- Rio Verde,
- Bela Vista de Goiás,
- Santo Antônio do Descoberto