Em Pirenópolis, gestores refletem sobre rotinas e dinâmicas da Educação em Tempo Integral

Momento de reflexão marcou o primeiro dia de programação. Evento segue até a próxima quarta-feira (20)

Gestores e coordenadores pedagógicos de 258 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual de ensino estão reunidos, desde esta segunda-feira (18/4), em um encontro formativo em Pirenópolis.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Integral, em parceria com os Institutos Unibanco e Natura, debate questões relacionadas à estrutura das escolas de Tempo Integral, os impactos da pandemia na Educação e o papel da gestão escolar na superação desses desafios.

Na abertura do evento, a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Antunes, celebrou o retorno das formações presenciais e ressaltou a importância de momentos como esse para uma boa gestão escolar e para a efetivação do Programa de Educação Integral e Plena. “Formação não é só receber informação. É aprender, é trocar experiências um com o outro”, afirmou a superintendente, exaltando os benefícios gerados pela ação.

A troca de experiências, inclusive, não ficou restrita a gestores. Alunos dos Cepis Carlos Alberto de Deus (Goiânia), Joaquim Maria de Godoi (Niquelândia), José Feliciano (Jataí), Ruy Brasil Cavalcante (Piracanjuba), Castello Branco (Goiânia) e Marajó (Valparaíso) e que integram o Projeto Porta-Vozes, do Instituto Natura, compartilharam suas experiências como estudantes do Tempo Integral.

Em um momento intitulado “Tem Cepi na Minha História”, os jovens apresentaram frases que resumem suas trajetórias nos Cepis. Uma delas, lida pela professora Alzenira Machado, de Aparecida de Goiânia, exaltava a importância do vínculo entre alunos e escola. “Toda a equipe é importante para todos os alunos. Seja relacionado ao nosso futuro ou na vida fora da escola, sempre nos ajudam como realmente tem que ser”, dizia a frase.

A programação contou ainda com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Futuro Basileu França, que encantou o público com músicas conhecidas, como “Balão Mágico”, da Turma do Balão Mágico, e “Yesterday”, dos Beatles.

[gallery ID=95]