Governo de Goiás entrega nova escola em Americano do Brasil após espera de mais de uma década

Detalhes

Nova sede do Colégio Estadual Benedito Brás foi entregue após 11 anos de espera da comunidade

Depois de 11 anos de espera, a comunidade escolar do Colégio Estadual Benedito Brás, em Americano do Brasil, vai desfrutar do novo prédio inaugurado nesta terça-feira (26/4) pelo Governo de Goiás.

O Colégio Estadual Benedito Brás, cujo nome é uma homenagem ao fundador de Americano do Brasil, está em funcionamento desde a década de 70. Em 2011, o Estado começou a construir uma nova sede para substituir o antigo colégio, que já estava em condições precárias, mas a obra foi paralisada em 2013 por falta de pagamentos.

Um ano depois, entre idas e vindas de paralisações e retomadas da construção, o antigo colégio foi demolido e seus alunos começaram a estudar em salas modulares. Em 2020, a atual gestão retomou a obra, e agora entregou a unidade para os estudantes e professores do município.

Com investimento de R$ 1,8 milhão, o colégio possui 10 salas de aula, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, Biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha, quadra esportiva coberta, quatro sanitários e pátio coberto para recreio. A unidade foi construída no modelo arquitetônico Laje Plana.

Conclusão de obras inacabadas

“Entre muitas outras missões, esse governo teve a missão de retomar obras paradas. A comunidade de Americano do Brasil já tinha desistido, já estava sem esperança. Mas essas crianças mereciam uma escola melhor”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, na inauguração da nova sede.

O governador Ronaldo Caiado lamentou a longa espera da comunidade para receber o novo colégio, criticou a antiga gestão e ressaltou a importância de gerir os recursos públicos com responsabilidade e ética. “A política, quando é feita com honestidade, melhora a vida das pessoas”, defendeu o governador. 

Uma das professoras do Colégio Estadual Benedito Brás, Paulina Santos, agradeceu ao Governo de Goiás pela retomada da obra: “Estamos com o coração alegre por receber esse prédio digno para nós servidores e para nossos alunos”. 

Matriculado no colégio desde quando as aulas eram realizadas em salas modulares, o aluno Gustavo Henrique Najir compartilhou sua alegria em estudar no novo prédio. “Está perfeito. Parece que a feição das pessoas mudou, está todo mundo alegre. Essa obra era muito importante porque se a gente não tiver uma estrutura boa, a gente não vai aprender tão bem”, contou o estudante da 3ª série do Ensino Médio.

O Colégio Estadual Benedito Brás atende 230 estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Somente no município de Americano do Brasil, o Governo de Goiás já investiu R$ 5 milhões na Educação desde 2019, na reforma e construção de escolas, alimentação e transporte escolar, e entrega de equipamentos, uniformes, mochilas e tênis para os estudantes.

[gallery ID=99]