Em Pirenópolis, professores das escolas de tempo integral exploram a robótica educacional e o pensamento computacional

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Educadores dos ensinos Fundamental e Médio participaram da 2ª edição do Bootcamp Low Code e de uma formação sobre Robótica Educacional, que ocorreram simultaneamente em Pirenópolis

Desde a última quarta-feira (4/5), pranchetas, computadores e pequenas peças ocupam as mesas do auditório da Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis. Aliados à criatividade, os itens são as principais ferramentas de trabalho das 29 equipes participantes do 2º Bootcamp Low Code e dos 99 professores de Ensino Médio que participam de uma formação sobre Robótica Educacional. 

Realizados simultaneamente, os eventos abordam a inserção da tecnologia e do pensamento computacional em sala de aula. E, apesar dos públicos distintos, eles têm um objetivo: dinamizar a formação nos Centros de Ensino de Período Integral (Cepis) na rede pública estadual de Ensino. 

Bootcamp

Realizado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o Bootcamp Low Code está em sua 2ª edição. Voltado ao pensamento computacional e à visão empreendedora, o evento desafiou professores e estudantes do Tempo Integral a desenvolverem softwares de baixa programação que solucionassem as demandas da comunidade escolar ou da sociedade como um todo.

Assim como na 1ª edição, realizada em março, as equipes têm quatro componentes, sendo um professor concluinte do curso ‘Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação’ e três alunos do Tempo Integral com até 15 anos de idade. Juntos, eles desenvolveram a ideia de negócio e estruturaram a forma de funcionamento do aplicativo. 

“Esse é o pontapé inicial para um futuro de empreendedorismo. Eu acho que o foco aqui é esse, é levar eles a terem um objetivo futuro”, afirma a professora Neusa Dias de Brito Ferreira, do Cepi Maria Olinta de Almeida, de Itaberaí, sobre a participação de seu grupo no evento. 

Acompanhada dos jovens Karina Teixeira, João Pedro Severino e Idê Lavínia Moreira Xavier, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a profissional conta que a maratona tecnológica foi de aprendizado coletivo. “Eles dominam (a tecnologia) muito mais do que eu e eu estou aqui, aprendendo junto com eles, mexendo com ferramentas diferentes”.

Robótica Educacional

Enquanto as equipes do Bootcamp estruturavam suas ideias, professores de diferentes áreas que atuam em Cepis de Ensino Médio passavam por uma formação sobre Robótica educacional. Ministrado por Jocelúcio Xavier, colaborador da Astral Científica, o curso trouxe discussões sobre a inserção de tecnologias inovadoras e lúdicas em sala de aula e permitiu que os educadores experimentassem os kits de robótica distribuídos às unidades escolares. 

“A formação contempla os professores do Ensino Médio, no intuito de que eles se apossem de como funcionam os materiais adquiridos e possam conhecer todos os seus componentes. Estamos desenvolvendo projetos para que eles aprendam a manusear os equipamentos e técnicas educacionais para que eles possam aplicar em sala de aula”, explica Jocelúcio Xavier.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Curricular da Educação Integral, Bianca Kelly, todos os 99 Cepis participantes da formação receberam o kit de Robótica da Seduc. Cada material é composto por um kit Arduino, um tablet, duas placas controladoras e blocos de montagem, entre outros itens. 

“É como se fosse uma caixinha de joias, com pequenos dispositivos, leds, capacitores, placas”, ressalta Bianca. “A gente trouxe para testar tudo, falar para o professor como utilizar e para que eles tenham entendimento da base”. 

Para Décio Alexandre Pavaneli Martins, professor de Física do Cepi Marajó, de Novo Gama, tanto a formação quanto os kits chegam para fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas de Tempo Integral. 

“Nós chegamos todos diferentes, com formações e conhecimentos diferentes e a expectativa é que em meio a essa diversidade a gente chegue em uma estabilidade e todo mundo consiga fazer projetos com o mesmo propósito, que é o de levar o aluno a ter um aprendizado mais significativo”, frisa o professor.

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