Secretaria da Educação realiza formação sobre eletiva ‘Aprendendo a Viver na Cidade’
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Formação presencial reunirá 176 professores de escolas de tempo integral nos dias 14 e 15 de junho, em Goiânia
Cerca de 170 professores de escolas de tempo integral da rede pública estadual vão participar, na semana que vem, de uma formação presencial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a BEI Educação.
A capacitação será realizada em Goiânia, nos dias 14 e 15 de junho. Os docentes selecionados para a formação são todos os regentes da eletiva ‘Aprendendo a Viver na Cidade’, que foi implementada no início de 2022 em 176 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), sob orientação da Seduc.
A eletiva tem caráter interdisciplinar, dentro das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e aborda temáticas como urbanismo, meio ambiente e cidadania, no contexto local de cada município.
Corresponsabilidade e protagonismo na cidade
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Curricular da Educação Integral da Seduc, Bianca Kelly, o objetivo da eletiva ‘Aprendendo a Viver na Cidade’ é desenvolver junto aos estudantes corresponsabilidade social e protagonismo juvenil.
“A primeira atividade deste semestre é o relatório da cidade. Eles fazem visitação a alguns locais do município, como comércio e Câmara de Vereadores. Depois, eles devem apresentar uma proposta de intervenção”, explicou a gerente, dando como exemplos a restauração de espaços públicos, a articulação para aprovação de leis municipais e ações de preservação ambiental.
A disciplina é destinada aos estudantes de Ensino Médio e tem uma programação anual, diferentemente das outras eletivas do Cepi, que geralmente são semestrais. A eletiva também conta com um material didático próprio, elaborado pela Editora BEI.
Formação on-line e presencial
Além do encontro presencial agendado para os dias 14 e 15 de junho, os professores da eletiva ‘Aprendendo a Viver na Cidade’ participam de uma formação on-line sobre a disciplina desde março deste ano. Pela plataforma Google Classroom, os docentes receberam conteúdos e planos de aula produzidos pela Seduc e BEI Educação e puderam interagir entre si sobre as experiências vivenciadas em suas escolas.
Essa é a oitava formação realizada pela Seduc para profissionais dos Cepis em 2022. Neste ano, 105 escolas regulares foram transformadas em escolas de tempo integral, em atendimento à meta 6 do Plano Nacional de Educação e à meta 3 do Plano Estadual de Educação. Devido à ampliação, a secretaria organizou uma formação inicial para os novos Cepis e outras sete capacitações de aprofundamento para professores e gestores.