Estudantes da rede estadual de Educação participam de desafio na Campus Party Goiás

Detalhes

Campus Party 2022

Equipes de 52 Cepis estão inscritas na Hackathon Low Code, competição que visa o desenvolvimento de softwares utilizando uma programação de menor complexidade

Professores e estudantes de 52 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual de ensino participam, a partir desta quinta-feira (16/6), do desafio de programação Hackathon Low Code. A competição integra a Campus Party Goiás, que começa nesta quarta-feira (15), no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia.

Ao todo, 26 equipes participarão do desafio. Cada uma delas será composta por seis estudantes e dois professores, que atuarão como mentores. Juntos, eles deverão criar protótipos de softwares usando a programação low code, que corresponde a uma programação de baixa complexidade. A intenção é que, a partir da tarefa, os participantes explorem o pensamento computacional e desenvolvam a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

As propostas desenvolvidas durante o Hackathon serão avaliadas por um corpo de jurados, que contará com a participação do superintendente de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação, Bruno Marques. As três melhores equipes serão premiadas com computadores recondicionados pelo programa Sukatech, do Governo de Goiás, e bolsas de iniciação científica. 

Confira abaixo programação da Hackaton Low Code:

Programação Hackaton Low Code na Campus Party 2022

Preparação


Essa não é a primeira vez que as equipes dos Cepis são desafiadas a criarem soluções utilizando a programação low code. Nos meses de março e abril deste ano, professores e estudantes de escolas de tempo integral do Estado participaram do Bootcamp Low Code, uma maratona tecnológica que incentivou a prototipação de ideias a partir da programação de baixa complexidade. 

Ao todo, foram realizadas duas edições do Bootcamp Low Code, sendo uma em Caldas Novas e outra em Pirenópolis. Em ambas, as equipes foram lideradas por educadores concluintes do curso “Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação”, promovido pelas secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal de Goiás.

Na oportunidade, os jovens de até 15 anos de idade foram desafiados a criarem a proposta de um software que atendesse demandas de suas escolas ou de suas comunidades de origem. Como resultado, 52 ideias de software foram apresentadas.

 

Demais equipes

 

Além dos alunos dos Cepis, cerca de outros 5 mil alunos da rede pública estadual de ensino participam da Campus Party Goiás neste fim de semana. Os jovens participarão das caravanas, organizadas pelas Coordenações Regionais de Educação (CREs) e terão a oportunidade de aprender sobre cultura make, inteligência artificial, tecnologia e empreendedorismo.