Alunos do Ensino Fundamental da rede estadual serão avaliados na próxima segunda-feira (29/3)
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Avaliação será digital e terá 30 questões objetivas; para verificar a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática
A primeira avaliação do projeto Foco na Aprendizagem voltado para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino está marcada para a próxima segunda-feira (29/03). Esta será a primeira de cinco avaliações diagnósticas previstas para este ano letivo, com o objetivo de monitorar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
A prova organizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) terá 30 questões objetivas e será aplicada em formato digital. Todos os alunos receberão um link que irá direcioná-los para uma plataforma própria, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Seduc. Para acessar a avaliação, o estudante deve digitar uma dessas informações: data de nascimento do estudante, CPF do estudante ou nome da mãe.
Os estudantes que não tiverem acesso à Internet ou não possuírem dispositivos eletrônicos para fazerem a prova digital devem entrar em contato com a escola.
Monitoramento da aprendizagem do Ensino Fundamental
Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o objetivo da avaliação é verificar a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir deste diagnóstico, contribuir para as políticas pedagógicas da rede estadual.
De acordo com a superintendente, os alunos do 5º e 9º ano estão encerrando ciclos do Ensino Fundamental e por isso requerem um monitoramento mais próximo para certificar que todas as habilidades foram desenvolvidas. Já a avaliação com os alunos do 2º ano visa identificar se a alfabetização deles foi satisfatória.
Cronograma de avaliações do Foco na Aprendizagem
1ª Avaliação – 29 de março
2ª Avaliação – 12 de maio
3ª Avaliação – 18 de agosto
4ª Avaliação – setembro
5ª Avaliação – outubro
Avaliação de toda a rede estadual
A Seduc deu início a uma avaliação diagnóstica em toda a rede estadual no final de fevereiro para identificar as habilidades desenvolvidas no ano de 2020, no regime especial de aulas não presenciais, e estabelecer práticas pedagógicas a serem adotadas em 2021. Todavia, em decorrência do aumento dos casos de Covid-19 no Estado, a avaliação presencial foi suspensa até que os índices de contágio permitam o retorno de atividades presenciais.
Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 04 do Plano Estadual de Educação (PEE)