Governo de Goiás entrega terceiro colégio Padrão Século XXI à população de Águas Lindas

Colégio Estadual Iris Rezende Machado foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira, dia 24. Obra era aguardada pela comunidade há mais de nove anos. Investimentos para a conclusão do novo prédio foi de R$ 3,4 milhões

O Governo de Goiás acaba de inaugurar mais uma escola Padrão Século XXI no município de Águas Lindas. Com mais essa unidade escolar, já é a terceira instituição de ensino com excelente estrutura física entregue à população do município de 2021 até agora.

O colégio foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Educação Fátima Gavioli nesta sexta-feira (24/6) e seu nome faz uma homenagem ao ex-governador Iris Rezende Machado, que faleceu em novembro do ano passado.

Essa obra estava paralisada desde 2013 e foi retomada no ano passado, após o governo estadual quitar a dívida deixada pela gestão passada e retomar a construção. Foram necessários pouco mais de seis meses para entregar o prédio à comunidade, em uma região marcada por uma alta demanda por vagas.

O novo colégio fica no Setor Mansões Odisséia, tem capacidade para atender até 1.400 alunos nos três turnos e começará a funcionar a partir do primeiro semestre de 2023, atendendo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. O valor do investimento feito para a conclusão do prédio foi de R$ 3,4 milhões.

Fim do turno da fome

Na cerimônia de inauguração, o governador Ronaldo Caiado lembrou que, em 2019, ao iniciar sua gestão, durante uma visita a Águas Lindas de Goiás, encontrou um problema histórico, que era o ‘turno da fome’.

Para ele, esse foi um dos principais desafios a serem enfrentados e resolvidos no primeiro ano de seu governo. “Não existiam salas de aula suficientes e os professores se desdobravam nas poucas salas existentes para dar conta de atender a demanda. Nem os alunos nem os professores eram tratados com respeito naquela época”, frisou ele.

O governador afirmou ainda que foi preciso trabalhar firme para resolver o problema logo no primeiro ano de sua gestão. “Hoje fico feliz em ver que o quarto turno já é passado aqui na região”, destacou ele.

Ronaldo Caiado também deu outra boa notícia para a comunidade da região. Segundo ele, até o final deste ano dois outros colégios Padrão Século XXI serão inaugurados em Águas Lindas. O primeiro deles tem previsão para ser entregue já no mês de agosto. “Em 20 anos de governo não fizeram nenhuma escola pública estadual em Águas Lindas. Em três anos e meio nós fizemos cinco da melhor qualidade”, completou.

Futuro com dignidade

O governador apresentou aos presentes o laboratório móvel de Informática, que já foi entregue em diversas instituições de ensino do Estado. Lembrou também a distribuição dos uniformes, tênis, mochilas e kits de material escolar. Caiado ressaltou também as ações de combate à evasão escolar, como a entrega dos chromebooks aos alunos da 3ª série do Ensino Médio e a criação do programa Bolsa Estudo, que contempla todos os estudantes desse nível de ensino.

“Somos um governo que utiliza o dinheiro da população em benefício dela mesma e estamos dando todas as condições possíveis para que os alunos possam ter acesso à melhor educação do país”, disse o governador. Ele comentou ainda que todos os investimentos feitos na educação buscam garantir um futuro melhor para os jovens e suas famílias, pois somente através da educação é possível conquistar uma vida melhor e mais digna.

Padrão Século XXI

O prédio do C. E. Iris Rezende Machado conta com 12 salas de aula, biblioteca, dois laboratórios (Ciências e Informática), bloco administrativo, sala dos professores, auditório, cozinha, pátio coberto com refeitório, banheiros, sala para o grêmio estudantil, quadra poliesportiva coberta com vestiários, estacionamento interno e ampla área de convivência.

A nova unidade escolar se soma a outras duas já entregues pelo governador Ronaldo Caiado. São elas o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Rocha Leal, inaugurado em agosto de 2021, e o Colégio Estadual Cora Coralina, no dia 16 de maio deste ano.

A exemplo do C. E. Iris Rezende, as duas obras também foram deixadas inacabadas pelo governo anterior e foram retomadas a partir de 2020 pela atual gestão. Para concluir as duas obras foram necessários investimentos de R$ 5,5 milhões.

Seduc Itinerante

Após a inauguração do C. E. Iris Rezende Machado, a secretária Fátima Gavioli deu início à agenda de trabalho da Seduc Itinerante em Águas Lindas. No Colégio Estadual Cora Coralina, ela se reuniu com professores e gestores escolares das 26 instituições de ensino dos quatro municípios atendidos pela Regional. No encontro, ela prestou contas do trabalho realizado pelo Governo de Goiás na área da educação nesses três anos e meio e alinhou as ações para o segundo semestre letivo.

Durante a reunião, a secretária também ouviu as demandas mais urgentes dos gestores escolares e anunciou a chegada de novos recursos para reformas e ampliações das instituições de ensino, com o programa Reformar IV, que será lançado nesta terça-feira (28/06) durante evento que será realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Uma das diretoras presentes, Maria de Fátima Pereira de Macedo, gestora do C. E. Rafael de Souza Barbosa, fez questão de destacar que a educação goiana está vivendo hoje um outro momento, marcado pelo respeito e pelo compromisso com os profissionais da área.

Segundo ela, por muitos anos professores e diretores da rede pública estadual de ensino foram tratados com total descaso e precisaram enfrentar condições adversas para trabalhar. “Hoje eu tenho grande orgulho em dizer que sou diretora de uma escola estadual, pois esse governo trouxe dignidade para todos nós”, acrescentou.

[gallery ID=129]