Etapa goiana da Olimpíada Brasileira de Química recebe inscrições até 21 de março
- Detalhes
A prova será realizada no próximo dia 28 de março, de forma on-line
As inscrições para a Olimpíada Goiana de Química, etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química, ainda podem ser feitas até o próximo domingo, 21/3. A prova, on-line, será realizada no domingo seguinte, dia 28 de março.
Podem se inscrever estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, na modalidade A, e da 3ª série do Ensino Médio e 4° ano do ensino técnico, na modalidade B.
O objetivo da OBQ é descobrir jovens do Ensino Médio com aptidão e talento para o estudo da Química, além de estimular com premiações o ensino, o estudo e a pesquisa na área.
Como participar
Para a realização do cadastro dos alunos e a participação na olimpíada, o representante legal da escola ou o professor deverá inscrever os estudantes de forma on-line, através do site https://go.inscricoes.obquimica.org . A inscrição é gratuita e também pode ser feita, diretamente, pelo próprio aluno. Não há limite de vagas.
Atenção!
A prova será realizada em formato on-line, no domingo, dia 28 de março de 2021. Na inscrição, o estudante será informado sobre o horário em que fará a prova. Portanto, é fundamental que o interessado leia com atenção as informações para a sua participação na OBQ.
De acordo com os organizadores, o estudante poderá resolver a prova em seu aparelho celular, em sua residência, ou em outro local em que tenha acesso à Internet.
Assunto da prova
No mesmo site da inscrição https://go.inscricoes.obquimica.org/ o estudante tem acesso ao conteúdo programático da prova específico para a modalidade em que se inscreveu (1ª e 2ª séries do Ensino Médio, modalidade A, e 3ª série do Ensino Médio e 4° ano do ensino técnico, modalidade B).
O conteúdo programático da OBQ abrange Química geral do Ensino Médio, englobando Química orgânica, Química inorgânica e Físico-química.
Importante! Em decorrência da pandemia de coronavírus enfrentada em todo o país, segundo os organizadores, o programa da prova foi adaptado e abordará o conteúdo da série anterior cursada pelo participante.
Sobre a OBQ
Atualmente, são três as modalidades de Olimpíadas de Química. A Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ), a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr). A primeira é exclusiva para os estados dessas regiões, a OBQ abrange todos estados brasileiros e destina-se a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares e a OBQjr é voltada para os estudantes de 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental. A Olimpíada Goiana de Química integra a OBQ.
Etapas da OBQ
Para efeito da premiação anual, três etapas compõem a OBQ. A primeira etapa é na própria escola, a segunda é feita no âmbito do Estado, e, a terceira, ocorre com a participação de 50 estudantes por estado. Os que representarão o país em competições internacionais passarão por seis etapas.
Premiação da OBQ
Na OBQ, os 24 mais bem classificados na terceira etapa recebem medalhas de ouro, prata e bronze (na quantidade de 4, 8 e 12, respectivamente). Essas quantidades poderão ser aumentadas em função de escores muito próximos.
Ainda, na OBQ, os 15 estudantes da modalidade A com médias mais elevadas após o exame experimental, participarão do Curso de Aprofundamento e Excelência ministrado por uma das universidades participantes. Dentre estes, os quatro estudantes com melhor rendimento serão convocados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e ou na Olimpíada Ibero-americana de Química. Participe!
Goiânia, 19 de março de 2021.
Comunicação Setorial da Seduc