Estudantes da rede estadual são selecionados no programa Jovens Embaixadores 2023

Jean Pereira, aluno do Colégio Estadual Calunga I – Extensão Joselina Francisco Maia, e Sérgio Andrade Filho, do CEPMG José Carrilho, irão se juntar a outros 48 estudantes brasileiros em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos

O programa Jovens Embaixadores 2023 terá dois representantes da rede pública estadual de ensino de Goiás: Jean Pereira dos Santos, aluno do Colégio Estadual Calunga I – Extensão Joselina Francisco Maia, no município de Cavalcante, e Sérgio Andrade Filho, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho, em Goianésia.

Após diversas etapas, a notícia da seleção dos jovens para o programa foi divulgada pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil na última sexta-feira (4/11). Além dos goianos, outros 48 estudantes de Ensino Médio das redes públicas de outros 24 estados e do Distrito Federal participarão de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, a ser realizado em janeiro de 2023.

Realização de um sonho

Para Jean Pereira dos Santos, de 16 anos, o intercâmbio promovido pelo Programa Jovens Embaixadores será a realização de um sonho. Estudante do Programa GoiásTec, o jovem está na 2ª série do Ensino Médio e soube da oportunidade assistindo a uma live no YouTube.

“Eu estava pesquisando sobre intercâmbios gratuitos que eu conseguisse fazer, porque eu estava naquela fase de querer ir para fora (do País), desbravar o mundo. Aí eu vi uns vídeos no Youtube falando sobre esse programa e, também, estava participando de uma live do Projeto de Vida da Seduc na qual uma jovem embaixadora aqui do Estado, do município de Anápolis, estava falando sobre esse programa. A edição dela foi on-line e eu perguntei como funcionava”, relata Jean.

O estudante, que é morador da Comunidade Quilombola Calunga Engenho 2, conta que ficou muito ansioso ao longo das etapas do processo seletivo. Logo na primeira delas, precisou optar por uma das seis ações sociais e projetos voluntários de que participa para se inscrever no programa.

Eu queria colocar algum que fosse voltado à minha realidade, uma coisa que eu vivo e pela qual eu realmente estou lutando. Então eu coloquei o AGECO Ambientais, que é a abreviação de Amigos Eco Ambientais, que foi um projeto criado por mim e dois amigos na escola, em uma mostra cultural. Eu não queria que esse projeto ficasse apenas na escola, ficasse por isso mesmo. Eu queria aprimorar ainda mais esse projeto de modo que ele abrangesse toda a comunidade”, explica Jean sobre a ação inscrita.

Mesmo atendendo aos requisitos, o jovem relata ter ficado aflito nos intervalos entre as etapas e diz ter desacreditado do resultado até receber o e-mail de confirmação. Agora, Jean se prepara para ir para Brasília, onde dará o primeiro passo rumo a sua tão sonhada jornada: tirar o passaporte.

Jornada transformadora

Quem também se prepara para embarcar para os Estados Unidos é Sérgio Andrade Filho, de 18 anos. Matriculado na 3ª série do Ensino Médio no CEPMG José Carrilho, Sérgio revela que conheceu o programa Jovem Embaixador por meio da sua professora de Inglês, profissional que também foi essencial no cumprimento de cada etapa.

Assim como Jean, o primeiro desafio de Sérgio foi comprovar a participação em uma iniciativa de empreendedorismo/impacto social para ser aceito no programa. Para isso, escolheu uma ação que desenvolve na própria escola.

“A iniciativa que possibilitou a minha inscrição se chama “Agente Jovem”. Esse projeto que estou dentro tem como objetivo engajar o ambiente escolar com as problemáticas da comunidade local, proporcionando aos alunos integração e desenvolvimento de empatia e solidariedade. Buscamos contribuir ativamente para as causas de instituições de caridade e ações beneficentes, incentivando esses alunos a solucionar questões do dia a dia”, salienta Sérgio.

Orgulhoso de sua jornada, Sérgio embarca agora para aquela que vai ser a sua primeira viagem internacional e que, para ele, terá sabor de recompensa. “Me sinto realizado porque me esforcei muito durante todo o processo. Tenho expectativas de que a experiência como Jovem Embaixador será algo transformador na minha vida”, concluiu o jovem.