Em encerramento das ações do mês de novembro, Seduc inaugura galeria de arte permanente

Espaço reúne obras dos artistas Aissi Kárita e Selvo Afonso

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, inaugurou, nesta terça-feira (29/11), a galeria de arte permanente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A cerimônia, que também contou com o lançamento de livros produzidos por professores do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES), marcou o encerramento da campanha Novembro Azul e do mês da consciência negra.

Na galeria, organizada pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Seduc, estão expostas as obras da coletânea “Afrofuturar – Caminho Ancestral”, da arte-educadora Aissi Kárita, e um quadro do artista plástico goiano Selvo Afonso.

O espaço, localizado no corretor de acesso ao gabinete da secretária, já conta com uma exposição sobre a escritora goiana Cora Coralina.

Entre os livros lançados na solenidade estão as obras “Contribuições da diáspora africana na cultura brasileira”, “Educação Integral e o bem viver: experiências transformadoras em busca de um território educativo” e “Cardápio de atividades da Educação Socioambiental”. Todas elas foram escritas por educadores do IPEARTES com base em suas experiências.

“É um prazer muito grande a gente estar aqui trazendo esse pensamento hoje, e dizer que a Gerência de Arte Educação oferece esse material para a formação de professores e como reflexão para todos nós”, explicou a gerente de arte e Educação da Seduc, Luz Marina Alcântara.

“Vocês, daqui pra frente, jamais irão passar por esse corredor da mesma forma”, afirmou a secretária aos servidores da Seduc durante o lançamento, exaltando o trabalho dos artistas. “É um movimento pela igualdade, respeito e democracia de um país voltando às suas origens”.

Novembro Azul

No encerramento das ações da campanha Novembro Azul, foi anunciado, ainda, um convênio com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A parceria disponibilizará atendimento odontológico aos servidores da Seduc com valores reduzidos.
Na ocasião, a instituição foi representada pelos professores João Antônio Chaves de Souza e Daniel Saddi Domingues.

Presenças

Acompanharam a inauguração a presidente do Sintego e deputada estadual eleita, Bia de Lima; a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Morais; o coordenador de implementação de Projetos e Politícas Educacionais do Instituto Unibanco, Gabriel Medina; superintendentes, gerentes e servidores da Seduc.

[gallery ID=224]