Aluno de Iporá disputa classificação para a etapa internacional da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

O aluno Pedro Henrique Arruda, de 17 anos, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, de Iporá, está classificado para as seletivas internacionais da edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Com três avaliações já realizadas, o estudante vai participar de uma nova prova para se tornar um dos representantes do Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astronáutica (IOAA) de 2021, conforme explica a coordenadora Regional de Educação de Iporá, Regiane Cândido.
Para Pedro Henrique, o bom desempenho e a classificação para a etapa internacional já tem rendido bons frutos. “Como aluno classificado, participo de cursos e lives exclusivas, com material de apoio da organização”, destaca.

Além do estudante, outros 24 alunos do Cepi Osório Raimundo Lima participaram da OBA, incluindo as alunas Vitória Celena e Anna Flávia Leite e o aluno Ítalo Henrique. Segundo lembra a coordenadora regional, a participação dos jovens na disputa rendeu quatro medalhas de bronze na edição 2020 da olimpíada.

A OBA
A OBA é um evento nacional realizado com as participações das escolas brasileiras desde 1998, organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O evento reúne alunos dos ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas, para a difusão do conhecimento astronômico e fomento do interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências.
Em seus 23 anos de existência, a OBA já superou a marca de 10 milhões de participantes. Anualmente, são distribuídas cerca de 50 mil medalhas.

Outras conquistas
Os alunos do Cepi Osório são participantes assíduos de olimpíadas que envolvem ciência e tecnologia. Em dezembro do ano passado, 23 estudantes da escola, com idades de 14 a 18 anos, integraram a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com as conquistas de medalhas de ouro, prata e bronze.

“Ainda conquistamos uma medalha de Honra ao Mérito e dois certificados de Menção Honrosa como reconhecimento pela classificação de nossos estudantes entre os participantes melhores colocados em Goiás”, conta a coordenadora Regiane.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras voltadas à prática da robótica, cujo objetivo é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A olimpíada destina-se a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas, dos ensinos Fundamental, Médio ou Técnico de todo o território nacional.

A OBR possui duas modalidades: prática (com robôs) e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.