Estudantes da rede estadual são premiados por participação em programa para descoberta de asteroides, em Brasília

Detalhes

Alunos do Centro de Ensino em Período Integral Izabel Christina de Souza Ortis, de Formosa, receberam medalhas por participação no programa Caça Asteroides e Projeto Imagens do Céu Profundo

Estudantes de Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Izabel Christina de Souza Ortis, de Formosa, participaram, na última terça-feira (29/11), da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. Na ocasião, os jovens receberam medalhas pelas descobertas realizadas no programa Caça Asteroides e no Projeto Imagens do Céu Profundo, desenvolvidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).

A entrega das foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e contou com a participação do diretor do IASC/NASA, Patrick Miller, e da coordenadora do Caça Asteroides, Agna Baldissarelli.

De acordo com o professor Arlley Kacyo, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola, a premiação veio após a descoberta de quatro asteroides provisórios pelos estudantes. Os corpos rochosos foram localizados em imagens dos satélites do Observatório Nacional (ON) e do Observatório Las Cumbres, disponibilizadas aos participantes dos projetos.

“Os estudantes puderam controlar telescópios de forma remota dentro do programa, sendo 100 horas para 100 escolas.  Cada escola teve 1 hora de telescópio para tirar fotos do céu profundo”, explica o professor. No Cepi, as imagens foram analisadas pelos alunos matriculados nas disciplinas eletivas “Satélite - do lançamento à órbita” e “Iniciação científica: A busca pela compreensão do multiverso” e que foram responsáveis pela descoberta.

“A nossa experiência com a caça de asteroides foi extraordinária! Não imaginávamos que seria uma experiência como essa”, conta Kaique Daniel, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental e um dos responsáveis pelo achado.

Os asteroides provisórios localizados, agora, passarão por uma análise do International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), que verificará se os corpos constam no repositório oficial de dados de asteroides e cometas. Se confirmado o ineditismo, asteroides serão catalogados e os estudantes terão a chance de escolher os seus nomes oficiais.

O Caça Asteroides

O Caça Asteroides é uma parceria entre MCTI e o IASC/NASA, que tem o objetivo de popularizar a ciência com uso da astronomia. Dentro do programa, os participantes passam por uma capacitação, recebem imagens de observatórios internacionais e buscam localizar asteroides nas imagens.

Já o projeto Imagens do Céu Profundo tem como objetivo estimular os educadores a motivar seus alunos no estudo da Astronomia, examinando e discutindo imagens do céu profundo, planetas e objetos menores, como cometas e asteroides. A iniciativa tem a participação do MCTI, IASC/NASA, com apoio do Observatório Nacional (ON) em parceria com Observatório Las Cumbres (LCO).

- Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações