Mais de 1.700 alunos do programa GoiásTec recebem seu diploma de conclusão do Ensino Médio

Momento histórico foi marcado por uma cerimônia simbólica em Goiânia, com a presença de 200 formandos

Cerca de 200 estudantes da rede pública estadual realizaram um grande sonho na manhã desta quinta-feira (15/12), em Goiânia, ao receberem das mãos da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o diploma de conclusão do Ensino Médio.

Para além da sua importância, a cerimônia representa também um momento histórico, por marcar a formatura das primeiras turmas do programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos.

Lançado em 2020, o programa é uma iniciativa inovadora do Governo de Goiás, executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o intuito de universalizar o acesso ao Ensino Médio no Estado, dando oportunidade a todos aqueles que tenham interesse em concluir a Educação Básica.

Os 200 alunos presentes na solenidade representaram, na verdade, outros 1.569 estudantes de 71 municípios goianos, onde estão implantadas as 93 escolas/polos do GoiásTec. Escolhida para dar nome às primeiras turmas formadas, a secretária Fátima Gavioli lembrou os desafios que o Governo de Goiás enfrentou para tornar o programa uma realidade no Estado.

“Não foi fácil em Goiás como não foi em Rondônia e não está sendo no Mato Grosso do Sul e São Paulo, que começaram a trilhar esse caminho recentemente. Por isso, essa solenidade tem um sabor especial de vitória para todos nós”, comentou.

Novas perspectivas

A secretária também frisou que a conclusão do Ensino Médio pelos formandos significa, para cada um deles, uma nova etapa de suas vidas, com a abertura de novas possibilidades. Ela revelou também que o programa será ampliado no próximo ano, atendendo uma determinação do Governo de Goiás.

“Em 2024, nossa meta é levar o GoiásTec para todos os assentamentos do Estado onde houver estrutura para criar um polo ou uma sala de aula. E além do Ensino Médio, queremos ofertar também o Ensino Fundamental, de forma a acolher todos aqueles que desejam voltar a estudar, mas encontram barreiras pelo caminho”.

Padrinho da turma, o professor Luiz Carlos Primandade saudou a conquista dos estudantes e lembrou que a formatura representa o fim de um ciclo e o início de outro. Segundo ele, terminar o Ensino Médio foi um importante passo dentro de uma jornada que pode possibilitar a abertura de muitas portas.

Orgulho da família

A fala do professor emocionou o estudante José Soares, de 48 anos. Para ele, voltar a estudar, depois de 29 anos longe da escola, foi a concretização de um antigo sonho. “Participar desse programa me abriu a mente, mudou completamente a minha forma de pensar. Hoje eu vejo que tenho capacidade para seguir em frente e até me formar na faculdade”.

José Soares mora no povoado de Radiolândia, distante 32 km de Pirenópolis. Na comunidade, ele trabalha como gari, mas agora já planeja começar um curso superior na área de administração ou logística. Ele conta que, após o término do Ensino Médio, se sente muito mais estimulado a buscar uma vida melhor para sua família. “Minha esposa e meus filhos estão muito orgulhosos do meu empenho e da minha conquista”, conclui.

Comunidade calunga

Entre os 200 formandos, uma que não conseguia esconder o entusiasmo também era a aluna Leane Fernandes dos Santos, 18 anos, da comunidade Vão do Moleque, no município de Cavalcante. Aluna do C. E. Calunga I, ela elogiou bastante os professores que, segundo ela, são muito atenciosos.

Uma das estudantes contempladas com o chromebook pelo Governo de Goiás, Leane disse que o equipamento foi essencial para seu bom desempenho nas aulas. Conforme afirma, ela é a única entre os quatro irmãos a concluir o Ensino Médio. “E já estou pensando em começar logo meu curso de Engenharia Civil”, completa.

Uma nova vida

Da mesma forma que Leane, Reinaldo Francisco da Silva recebeu seu diploma de conclusão do Ensino Médio já com olhos voltados para a universidade. Filho de um casal de lavradores, ele nasceu e mora no povoado de Silvolândia, distante 20 km de São Luís dos Montes Belos.

Em 2020, Reinaldo foi eleito vereador pelo PDT e hoje representa sua comunidade na Câmara Municipal da cidade. Como já está seguindo a carreira política, ele pensa em fazer um curso superior na área de gestão pública.

Reinaldo é taxativo ao afirmar que foi o seu retorno aos estudos, por meio do GoiásTec, que despertou nele o desejo de concorrer às eleições. “Eu queria fazer alguma coisa para ajudar as pessoas do meu povoado. E voltar a estudar me fez ver que isso era possível, pois até então, eu me sentia uma pessoa travada pela falta de conhecimento”.

Por ser o único dos oito irmãos a concluir a Educação Básica, o vereador diz ser um grande exemplo para sua família. “Meus pais eram muito pobres e cada um de nós teve que escolher entre estudar e trabalhar na lavoura para sobreviver. Mas hoje eu consegui romper essa barreira”, comemora.

Ensino Médio para todos

Criado em junho de 2020 pelo Governo de Goiás, o programa Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de Todos surgiu com a proposta de ampliar a oferta de Ensino Médio aos jovens que residem em localidades de difícil acesso e ou onde existe déficit de professores em áreas específicas do conhecimento.

Nesse modelo de mediação tecnológica, os estudantes cumprem a mesma carga horária do Ensino Médio e vão à escola normalmente, mas as salas de aula são interativas, equipadas para o acesso às aulas transmitidas via satélite.

As turmas são acompanhadas por um professor mediador, que tem o papel de auxiliar os educandos e garantir a comunicação deles, via chat, com o professor no estúdio de gravação.

[gallery ID=237]