Governo de Goiás inaugura colégio estadual militar em Cristalina

Nova unidade escolar funcionará no prédio do antigo Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn. As atividades letivas foram iniciadas com cerca de 1.200 alunos nos três turnos

Em Cristalina, o Governo de Goiás realizou nesta segunda-feira (23/11), um antigo sonho da população, com a inauguração de mais uma unidade do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás no município.

O CEPMG Olga Aguiar Mohn funcionará nos três turnos e inicia o ano letivo com cerca de 1.200 alunos matriculados em turmas do Ensino Fundamental II e Médio. A instituição de ensino é o segundo colégio militar inaugurado pelo governo estadual em 2023. O primeiro foi em Mineiros, no dia 18 de janeiro. Outras oito unidades serão implantadas ao longo desse ano.

Durante a cerimônia de inauguração, os alunos receberam conjuntos de uniformes, compostos por duas camisas; duas calças; duas saias (opcional para as meninas); um par de tênis; um par de sapato social (masculino e feminino); dois pares de meias esportivas; um bibico e um cinto.

Eles também receberam os uniformes de Educação Física, que inclui uma bermuda de malha, uma camiseta sem mangas e um short/saia (opcional para as meninas).

Material escolar

Ainda foram entregues os kits de material escolar, que reúne cadernos universitários; calculadora de bolso; canetas esferográficas preta, azul e vermelha; cola branca; esquadros; régua; transferidor; lápis de cor e lápis grafite; apontadores e borrachas escolares.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3° série do Ensino Médio também receberam chromebooks e cerca de 930 estudantes do Ensino Médio serão beneficiados pelo programa Bolsa Estudo, que concede uma ajuda de custo mensal no valor de R$112,92.

No evento, o superintendente de Segurança Escolar e de  Colégios Militares, coronel Mauro Vilela,  representando a secretária Fátima Gavioli na cerimônia, destacou o compromisso do Governo de Goiás com a área educacional.

"O governador Ronaldo Caiado, desde os primeiros dias de seu primeiro mandato, tem feito todos os esforços para melhorar a educação no Estado. Reformou e equipou as escolas, tem valorizado os nossos profissionais e tem incentivado de todas as formas os nossos estudantes", acrescentou.

Formação de excelência

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino, agradeceu a implantação do CEPMG no município e ressaltou a importância da nova instituição de ensino. "Esse colégio militar chega para atender a demanda de uma parcela da nossa população que sempre sonhou com a possibilidade de ter seus filhos estudando aqui, uma escola com formação de excelência".

O assessor especial da Governadoria, Carlos Diogo Velasco, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade de inauguração do CEPMG, ressaltou que a educação é a prioridade número um do governo estadual. "Nosso governador sabe que somente uma educação de boa qualidade é capaz de transformar a vida das famílias e romper definitivamente o ciclo da pobreza".

Uniformes para CEPMGs

Desde janeiro de 2020, o Governo de Goiás tem distribuído uniformes para os alunos das escolas regulares da rede pública estadual. A partir deste ano também passaram a ser contemplados os estudantes dos 66 CEPMGs em funcionamento.

Já a entrega dos kits de material escolar foi iniciada em fevereiro de 2021, sendo que a quantidade de itens em cada kit é determinada com base na etapa de ensino a ser atendida.