Governo de Goiás destina mais R$ 58,4 milhões para a rede estadual de educação

Anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado durante o 3º Encontro de Gestores, realizado no Centro de Convenções de Anápolis

Nesta quarta-feira (15/02), durante o 3º Encontro de Gestores da Rede Pública Estadual, em Anápolis, o governador Ronaldo Caiado anunciou a liberação de mais R$ 58,4 milhões para a realização de melhorias nas unidades escolares.

Desse total, R$ 6,9 milhões fazem parte do programa Pequenos Reparos. O dinheiro já está depositado nas contas das Coordenações Regionais de Educação (CREs), que serão responsáveis pela distribuição da verba entre as instituições de ensino, conforme a necessidade de cada uma.

O governador também anunciou o repasse da primeira parcela de 2023 do programa Pró-Escola, no valor total de R$ 18 milhões. O recurso foi reajustado em 21,6%. Ronaldo Caiado também lançou o programa Gás na Escola, atendendo uma antiga reivindicação dos gestores escolares.

O repasse será semestral e contemplará todas as escolas e colégios da rede, desde que a unidade escolar esteja adimplente e com seus dados atualizados no sistema Transcolar, aplicativo de gestão do transporte escolar da Seduc Goiás.

Padrão de qualidade

Em sua fala para os gestores, Ronaldo Caiado disse que educação goiana passa por uma transformação que chama a atenção dos outros Estados. “Estamos com todas as escolas reformadas, novas unidades em funcionamento, laboratórios equipados, alunos uniformizados... Isso criou um padrão de qualidade e tornou uma vitrine para o país”. E a maior prova disso foi a grande quantidade de alunos novatos na rede”.

Para o governador, outro diferencial de Goiás é a gestão humanizada, aquela que enxerga as necessidades dos alunos. Por fim, Ronaldo Caiado pediu o apoio dos gestores para avançar nos indicadores de qualidade. “Estamos dando a vocês todas as condições para que os professores possam dar uma boa aula e os alunos possam aprender com qualidade. Me ajudem naquilo que eu acredito ser essencial, que é romper o ciclo da pobreza por meio da educação”.

Pactuação de metas

Durante o encontro de gestores, realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro no Centro de Convenções de Anápolis, também foram lançados o Sistema de Gestão Ágil, uma parceria com o Banco do Brasil que vai garantir tarifa zero para todas as verbas repassadas pelo Governo de Goiás às escolas.

“Com essa iniciativa, estamos ampliando a transparência na aplicação dos recursos”, destacou a secretária Fátima Gavioli.

Ainda como parte da programação do evento, a Seduc Goiás apresentou o Pacto de Metas 2023, um documento assinado por todos os gestores se comprometendo a avançar nas notas do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica].

As metas de cada escola foram definidas pelo Instituto Unibanco, parceiro da Seduc Goiás nos programas Circuito de Gestão e Jovem de Futuro. “Nosso desafio agora é crescer 0.3, saindo de 5.3 para 5.6 no Ensino Fundamental e de 4.54 para 4.8 no Ensino Médio. Mas para vencer esse desafio é necessário muitas ações e o envolvimento de muitas pessoas”, salientou Fátima Gavioli.

Ronaldo Caiado elogiou a iniciativa. “Estabelecer metas é excelente porque se torna um desafio. Ter metas serve como estímulo e incentivo e com isso damos o nosso melhor para alcançar determinado objetivo”, completou.

Convidados

Além do governador Ronaldo Caiado, o evento teve como convidados o superintendente executivo do Instituto Unibanco (IU), Ricardo Henriques; Gabriel Medina, coordenador de Implementação de Projetos e Políticos Educacionais do IU; jornalista Antônio Gois, colaborador do IU; Henrique Ziller, controlador-geral do Estado (CGE); César Moura, secretário estadual da Retomada; Yara Nunes, secretária estadual de Cultura; deputados estaduais Virmondes Cruvinel e Amilton Filho; Roberto Naves, prefeito de Anápolis; e ainda os gerentes e superintendentes da Seduc Goiás.

[gallery ID=255]