Governo de Goiás desenvolve projeto de recomposição da aprendizagem para estudantes da rede estadual
- Detalhes
Habilidades pedagógicas disponibilizadas a partir do projeto Revisa Goiás estão sendo utilizadas em sala de aula por professores de Língua Portuguesa e Matemática
Em 2023, recompor a aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual é uma das prioridades na área da Educação do Governo de Goiás. Por isso, uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), neste ano, é o projeto Revisa Goiás.
Direcionado aos estudantes do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, o Revisa Goiás tem como objetivo principal auxiliar no planejamento e na elaboração das aulas, através da disponibilização de habilidades com foco na recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
Desde janeiro de 2023, a Seduc/GO orienta os professores da rede estadual a trabalharem com os componentes curriculares em sala de aula, que são enviados pelo drive no início de cada mês. A equipe pedagógica da secretaria deixa livre a criação da metodologia nas unidades escolares, mas auxilia no desenvolvimento das atividades a serem propostas.
Os assuntos são construídos em uma estrutura dialógica, discursiva e funcional, a partir das sub-habilidades e dos descritores que interligam o Documento Curricular para Goiás (DC-GO) e as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Recomposição do ensino e aprendizagem na prática
O intuito do projeto Revisa Goiás é auxiliar os professores da rede estadual a encontrarem caminhos que facilitem o ensino-aprendizagem dos dois componentes curriculares e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e impactem positivamente os resultados a serem alcançados.
Para efetivar a recomposição da aprendizagem, alguns professores estão utilizando os conteúdos do Revisa Goiás nas aulas de reforço, como é o caso das professoras de Matemática, Oneida Fernandes, e de Língua Portuguesa, Ariane Ferreira, ambas do Colégio Estadual Professor Vitor José de Araújo, de Goiânia. Elas propõem os conteúdos de recomposição da aprendizagem nas aulas de reforço, que ocorrem toda terça e quinta-feira, para as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental.
Já a professora de Matemática do Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, Aline Costa, revisa as habilidades durante as aulas normais nas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental. De acordo com ela, o projeto retoma temáticas importantes e fortalece o aprendizado, “O Revisa Goiás me ajuda a entender quais as habilidades que os alunos precisam melhorar, então eu acredito que esse recurso é muito importante para a prática dos professores,” afirma.