Medalha de Ouro no Atletismo, aluno da rede estadual ganha bolsa para treinar em São Paulo com técnico bicampeão na modalidade

Estudante-atleta é uma das revelações dos Jogos Estudantis, promovidos pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Educação do Estado

A partir desta quarta-feira (22/02), Francisco Joaquim Oliveira Júnior, um dos atletas revelação dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, inicia uma nova e promissora fase de sua trajetória esportiva.

Depois de conquistar a medalha de Ouro no Salto em Distância nos Jogos da Juventude em 2022, disputados no mês de setembro em Aracaju, Francisco foi convidado pelo técnico Nelio Moura a fazer parte da equipe do Centro de Excelência Esportiva na Arena Olímpica, em São Bernardo do Campo (SP).

O Centro de Excelência é mantido pelo governo do Estado de São Paulo e foi inaugurado em 2021 com o objetivo de treinar atletas com alto potencial de medalhas em competições de níveis nacional e internacional.

Já Nelio Moura é treinador bicampeão olímpico de Atletismo na modalidade Salto em Distância, tendo se tornado uma das maiores referências mundiais nessa modalidade a partir de 1988.

Determinação

Entusiasmado com a possibilidade de ser orientado pelo mesmo treinador da ex-atleta Maureen Maggi, estrela brasileira que conquistou o Ouro Olímpico no Salto em Distância em Pequim há quatro anos, Francisco conta que o mais difícil para ele será ficar longe da mãe.

“Esse processo de adaptação é que será meu maior desafio. Nunca fiquei longe dela e vou sentir muita fala, porque ela é o meu maior incentivo e apoio”, confessa o jovem de 17 anos.

Apesar da insegurança, ele diz estar muito ansioso para conhecer a rotina de treinamento do Centro de Excelência. “É lá que estão hoje as melhores promessas do país. Eu sei que o treinamento é bem rígido e profissional. É uma chance única e se eu me dedicar com afinco, posso participar de olímpiadas, conquistar medalhas e ser reconhecido fora do Brasil”, comenta.

Apoio do governo

De família muito humilde, Francisco afirma que já treinou até descalço. Realidade que mudou no ano passado quando ele conseguiu uma bolsa do programa Pró-Atleta, do Governo de Goiás. “Sem esse dinheiro, eu não teria nenhuma condição de vir a Goiânia treinar, toda semana, no Centro de Excelência nem de comprar roupas e calçados apropriados”.

De acordo com ele, outra iniciativa do Governo de Goiás que fez toda a diferença em sua vida foram os Jogos Estudantis, realizados todos os anos por meio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

A competição, segundo ele, serviu como um incentivo a partir do momento em que ele foi evoluindo e conquistando medalhas nos campeonatos dentro e fora do Estado. O estudante é uma das muitas revelações dos Jogos Estudantis, que tem entre seus objetivos estimular a prática desportiva nas escolas e descobrir novos talentos.

Trajetória

Francisco nasceu e morou até agora na cidade de Rialma, distante 176 km de Goiânia. No ano passado, ele concluiu o Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Rui Barbosa.

O medalhista de Ouro por Goiás em 2022 conta que começou a se interessar pela prática esportiva a partir do futebol. Sua velocidade em campo, no entanto, chamou a atenção de uma professora, que viu nele um promissor talento para o Atletismo.

Nesta modalidade, ele conquistou sua primeira medalha de Ouro em 2019, durante disputa na fase estadual dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Com isso, ele se classificou para os Jogos da Juventude, em Santa Catarina, onde ficou em 2º lugar.

Em 2022, Francisco foi destaque regional e nacional, faturando medalha de Ouro nos Jogos Estudantis de Goiás, realizados em Goiânia, e posteriormente nos Jogos da Juventude, em Aracaju, alcançando a marca de 6.96 metros no Salto em Distância.

[gallery ID=264]